Primeira Gala do Guia Repsol em Portugal realiza-se no dia 7 de abril, em Santarém, capital do Ribatejo, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçando o posicionamento da região como destino gastronómico de referência

A cidade de Santarém será o palco da primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que terá lugar no próximo dia 7 de abril, no Convento de São Francisco. Este momento histórico assinala a chegada oficial do prestigiado Guia ao país, reconhecendo os melhores restaurantes e promovendo o setor gastronómico, cultural e turístico a nível nacional e internacional.

A escolha de Santarém como cidade anfitriã foi hoje anunciada num evento que decorreu no Manjar Marvila, em Lisboa, e contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, e do Adiministrador-delegado da Repsol Portuguesa, Armando Oliveira.

A Gala do Guia Repsol conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Santarém, reforçando o compromisso de posicionar a região como um destino gastronómico de excelência.

Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, a propósito do papel do Guia Repsol para o nosso país, realça duas forças fundamentais: crescer em valor e crescer em equilíbrio. “Crescer em valor permite captar e distribuir riqueza, desenvolvendo o território – e Santarém é um exemplo maior, com a gastronomia em destaque. O potencial de crescimento só pode existir com criatividade e trabalho, que são características do Guia Repsol. Crescer em equilíbrio permite que o território tire partido dos seus recursos, percebendo as dinâmicas associadas, reforçando a atratividade e a competitividade. Crescer com valor e equilíbrio faz com que Portugal continue a ser conhecido como um país hospitaleiro, muito graças ao seu principal ativo, as pessoas.”

José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, sublinha que “a escolha de Santarém como local de acolhimento da Gala do Guia Repsol Portugal é elucidativa do dinamismo e da projeção turística e gastronómica que a cidade e o Ribatejo têm apresentado nos últimos anos. Para a Entidade Regional de Turismo esta distinção enche-nos de enorme orgulho e confere ainda maior responsabilidade no trabalho de promoção e de valorização da cultura e da identidade gastronómica da Região”.

Por outro lado, João Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destaca que “este evento, não poderia ter lugar senão na Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa. A escolha de Santarém para acolher a Gala do Guia Repsol Portugal reflete o resultado de uma estratégia concertada e de um trabalho contínuo na valorização e promoção da nossa gastronomia e dos produtos endógenos regionais. Este empenho tem consolidado Santarém como uma referência incontornável no cenário gastronómico nacional, tornando este o momento ideal para anunciar um evento de tamanha relevância. Trata-se de uma oportunidade ímpar para impulsionar a projeção turística de Santarém, destacando a excelência da nossa gastronomia, o talento dos nossos profissionais e o esforço que temos desenvolvido para promover, tanto a nível nacional como internacional, os nossos produtos locais, vinhos e toda a cadeia de valor que sustenta esta identidade gastronómica única.”

Nesta primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre Sóis e Recomendados, reforçando o papel da gastronomia como motor de desenvolvimento nacional. Será também desvendado o Sol Sustentável do país, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental e pela utilização de produtos locais e práticas sustentáveis.

A Gala do Guia Repsol em Portugal ocorrerá em sintonia com a Gala ‘irmã’ em Espanha, que decorrerá no próximo dia 17 de março, em Tenerife, amplificando a visibilidade dos chefs, restaurantes e tradições culinárias. Será o grande encontro da comunidade gastronómica, reunindo personalidades, instituições, meios de comunicação e criadores de conteúdo.

María Ritter, Diretora do Guia Repsol, afirma que “já foi feito este percurso em Espanha e, agora, queremos levar o Guia mais além. A chegada a Portugal começa no Ribatejo, um território de enorme riqueza gastronómica. Somos uma referência no mundo gastronómico e queremos continuar a contribuir para a valorização do setor, promovendo a inovação e o crescimento da restauração em Portugal.”