A constante carência de profissionais na área da hotelaria em Portugal tem demonstrado que o esforço desenvolvido ao longo dos anos por diversas entidades na área académica tem sido largamente insuficiente para responder às necessidades de oferta e procura do mercado

Uma nova oferta formativa da Universidade Portucalense, assente na promoção de estratégias de gestão de talento e retenção de colaboradores, foi desenhada em colaboração comigo, visando preparar os profissionais para os desafios da liderança e da gestão de pessoas no setor da hotelaria e do turismo.

Esta ação de formação abordará diversas questões relacionadas com as carências amplamente reconhecidas nas várias áreas do setor, que reputo de extrema importância.

Trata-se de uma ação de formação fundamental para um mercado altamente deficitário e extremamente carenciado, cujo foco passará pela liderança e a seleção, atração e retenção apurada de colaboradores. A criação de equipas funcionais de alta performance, com base no talento, diversão e inclusão, será um dos principais objetivos.

É com grande satisfação que colaboro com a Universidade Portucalense e a Marília Durão na formatação, desenvolvimento, implementação, e também como docente, deste inovador Programa Executivo em “Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria” pela Portucalense Business School!

Espero, pois, que com um excelente quadro de docentes profissionais em diversas áreas relacionadas com o turismo e a hotelaria, este Programa seja mais um marco importante na formação de uma área necessitada de largas dezenas de milhares de profissionais.

Mais informação em www.upt.pt/portucalense-business-school/short-master-executivo-em-gestao-e-retencao-de-talento-na-hotelaria/

                                               por Mário Rodrigues
                                               edição Ana Cristina Silva