Desfrutar de uma refeição com “seis chefs à mesa”, no conforto de casa, e com propostas de cozinhas distintas, a qualquer dia e a qualquer hora, é o conceito desta loja que disponibiliza receitas prontas ou pré-feitas, para take away ou entrega em casa

A Chefs à Mesa inaugurou, recentemente, uma loja em Lisboa (junto a Entrecampos, Rua Sanches Coelho, 4C), que oferece pratos de alguns dos mais conceituados chefs portugueses. Para take away ou entrega em casa, é possível optar por um vasto leque de receitas prontas ou pré-preparadas, uma seleção de criações dos Chefes Bertílio Gomes, Miguel Castro e Silva, Paulo Morais, Vítor Adão e Vítor Sobral, que garantem experiências gastronómicas invulgares. A par da oferta de cozinha de autor, a Chefs à Mesa dispõe ainda de uma solução para veganos e vegetarianos, da equipa Asoka, pelo chef Luccas Paixão, com saborosas opções plant-based.

“Este é um conceito de cozinha de autor, acessível e disponível todos os dias à sua mesa. Com esta abordagem pioneira em Portugal, a Chefs à Mesa, que prima pela conveniência e pela qualidade, dispõe de uma oferta diferenciada com propostas gastronómicas únicas da autoria de alguns dos melhores chefs nacionais”, afirma Rui Carmo, sócio e cofundador do projeto.

Por outro lado, Carlos Fontão de Carvalho, também sócio e cofundador da Chefs à Mesa refere que “a Chefs à Mesa é um projeto totalmente dedicado à boa gastronomia e à cozinha de autor, que em Portugal tem tido cada vez mais expressão e interesse por parte do público em geral, que acompanha tendências e valoriza as experiências. Das sopas e entradas às sobremesas, passando pelos pratos principais, de carne ou de peixe, assim como caldos e bases, a Chefs à Mesa apresenta propostas criteriosamente selecionadas de cada chef, garantindo a qualidade da oferta”.

A Chefs à Mesa apresenta um conceito, pioneiro no país, que une diversidade e criatividade e que permite, no conforto de casa, desfrutar de uma refeição com “seis chefs à mesa”, podendo reunir as diferentes propostas – entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas – num mesmo momento especial em família ou entre amigos. Cada chef tem na loja uma mostra dos seus pratos mais icónicos, ou outras opções mais práticas, e ainda uma série de preparados que muito vão ajudar na hora de cozinhar. Ultracongelados ou em vácuo, desde receitas prontas, a caldos e bases para finalizar o prato em casa, o rigor e a qualidade é acompanhamento garantido em toda a oferta da Chefs à Mesa.

“É possível adquirir somente um prato principal ou, por exemplo, compor um menu completo com propostas de diferentes chefs e assim ter em casa uma verdadeira experiência de cozinha(s) de autor”, explica Rui Carmo.  

Unagi Don (Paulo Morais), Canja de lingueirão à Taberna (Bertílio Gomes) e Bochecha de porco preto em vinho do Porto (Vítor Sobral), Corvina, molho de anis e batata kennebec (Vítor Adão), e Rolo Mediterrânico (Luccas Paixão), são apenas algumas das sugestões disponíveis na Chefs à Mesa.

As embalagens vêm acompanhadas com informações sobre a conservação, validade, conceito, bem como o modo de preparação, com instruções para seguir em casa, de maneira a garantir que a qualidade e os sabores da receita se mantêm fiéis aos que são provados nos restaurantes dos chefs. A par disto, vêm ainda indicados o número de porções, os ingredientes, a informação nutricional e sobre os alergénios. Todas estas indicações podem também ser consultadas na loja online.

A loja conta ainda com uma oferta complementar de mercearias – recomendada pelos chefs -, com frescos, conservas, molhos, condimentos, compotas, chutneys, queijos e patês, além do pão dos chefs Bertílio Gomes e Vítor Sobral, e ainda, vinhos, licores e chás. Uma múltipla variedade de escolhas, verdadeiramente tentadoras, que irão, com certeza, trazer mais sabor para a mesa, com o que de melhor se faz nas cozinhas destes chefs.

Para os apreciadores da alta gastronomia, a Chefs à Mesa tem também uma secção de livros que podem ser adquiridos neste espaço ou online, que vão desde os petiscos à cozinha portuguesa e sobremesas, como é o caso de “Na cozinha de Miguel Castro e Silva” ou “Receitas lá de casa, Vítor Sobral”.

Todos os produtos disponíveis na loja física – aberta de segunda-feira a sexta-feira das 10h à 20h e aos sábados das 10h às 14h -, e na loja online (www.chefesamesa.com) – podem ser recolhidos diretamente na loja, ou entregues em casa.

A Chefs à Mesa faz entregas três vezes por semana (terças, quintas-feiras e sábados, com uma antecedência mínima de 24 horas), em Lisboa e nos concelhos de Oeiras e Cascais, a partir de um valor mínimo para entrega consoante cada uma das cinco zonas definidas dentro das áreas geográficas referidas, e com valores de entrega entre os 5€ e os 20€. Encomendas e entregas, de toda a oferta Chefs à Mesa, estão também disponíveis através da Volup, plataforma de entrega de experiências gastronómicas.

Este é um projeto criado pelos sócios Rui Carmo e Carlos Fontão de Carvalho, dois amigos de longa data, e apaixonados pela área da gastronomia, que tinham a vontade de abrir uma loja de cozinha de autor, de fácil acesso, com pratos que pudessem ser provados em casa, a qualquer hora e em qualquer dia da semana.