Com uma carta completa gluten free, o Sergio Crivelli- Restaurante Italiano no centro de Matosinhos, é o único a Norte certificado pela Associação Portuguesa de Celíacos (APC)

Uma das maiores preocupações, adianta o Chef Sergio Crivelli, “passa por garantir uma efetiva separação entre os espaços e o modo como são confecionados os alimentos”. A pizza, por exemplo, “nunca é depositada diretamente na pedra do forno, como as pizzas com glúten”. Já as massas sem glúten, uma das mais-valias deste Ristorante Italiano, “são produzidas num laboratório próprio e secas e armazenadas em áreas próprias, para não existir contaminação”.

“Sabemos o quanto esta doença pode ser gravosa para os doentes celíacos e, por isso, temos todos os cuidados para garantir que o prato chega à mesa do cliente completamente isento de vestígios de glúten”, salienta Sergio Crivelli, que desde 2012 se estabeleceu em Matosinhos e que fez da comida gluten free uma das suas apostas.

De tal modo que hoje o Ristorante Italiano apresenta aos seus clientes uma carta completa que vai das entradas às pastas, passando pelos risotti, pizzas, saladas, pratos de carne e, como não poderia deixar de ser, as sobremesas. E atrai até muitos turistas estrangeiros, que vêm de propósito ao restaurante por saberem que é gluten free. “Temos recebido turistas estrangeiros que são celíacos e que visitam o nosso Ristorante porque leem as críticas nas nossas redes sociais e, por isso, incluem-no na sua rota por Portugal”, explica Sergio Crivelli.

E com o tempo frio a surgir no horizonte, e a convidar a pratos de maior conforto, o Chef nascido em Spoletto convida os clientes a provar o seu ravioli de espinafres, cuja massa é produzida no seu laboratório e os espinafres cultivados na horta biológica que está a desenvolver em Vila do Conde. “É mais uma garantia de que trazemos à mesa produtos de qualidade, para que os nossos clientes tenham uma refeição inolvidável”, sustenta.

Sergio Crivelli explica que no início deste ano decidiu “investir na compra de um terreno para produção própria, para incluir na confeção dos pratos no nosso Ristorante”. “Encontrei em Vila do Conde o espaço ideal onde produzo espinafres, tomate, abóbora, alfaces, rúcula, courgettes e até alcachofras”, acrescenta o Chef.

O Chef Sergio Crivelli nasceu em Spoleto, reconhecido mundialmente como um importante centro gastronómico, viveu em Assisi, passando por várias cidades italianas, como Terni, Milão, Roma. Percurso internacional em Lausanne (Suíça), Munique (Alemanha), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa, entre outras pequenas estadias por toda a Europa. A tradição e ambição pelo empreendedorismo, souberam sempre conduzi-lo para grandes desafios, como o de ser formado no mundo da cozinha, nos melhores hotéis das grandes cidades europeias e, assim, ter aprendido e desenvolvido a sua arte com os melhores chefs da área, principalmente da cozinha italiana. Já sua avó era apaixonada pelos cozinhados puros de sabor, onde desenvolvia deliciosas receitas com trufas, o que faz do Chef Sergio Crivelli um apaixonado por cogumelos e um dos maiores especialistas no país.