A nova proposta do menu de degustação pelo chef Alexandre Silva, para imergir numa viagem de sabores temperados pelo calor, é uma jornada dos sentidos repartida por seis momentos: quatro snacks, serviço de pão, dois pratos principais, sobremesa e café

Nos snacks, a Ostra na Brasa é servida quase como um cartão de visita do restaurante FOGO, que pode ser acompanhada por um tártaro de vaca ou uma barriga de atum, por exemplo. O pão de massa mãe traz consigo um azeite alentejano, um molho de bitoque ou mesmo uma bebida fermentada, feita a partir de desperdício de pão da semana anterior, que vai ao encontro da política de desperdício zero implementada nos restaurantes do chef Alexandre Silva.

Para pratos principais, a sugestão do chef inicia-se pelo peixe e legumes, que se altera consoante a disponibilidade do dia. O peixe, que se quer sempre de excelência, provém sobretudo de Peniche e das Berlengas, com exceção do atum que vem das águas dos Açores.

Em segundo vem a carne com o arroz de forno, como vaca minhota ou porco alentejano. A sobremesa surpreende o paladar com uma proposta de morango grelhado na brasa com fava tonka e trigo serraceno, à qual de segue o momento do café, feito ao lume com um petit four de trufa de alfarroba.

Todos os momentos são adaptados à opção vegan, com propostas como um arroz de caldo de legumes da época e beringela grelhada.

“O menu de degustação foi pensado para elevar ainda mais o distinto sabor oferecido pela tradicional confeção no fogo, que faz sobressair as nuances gastronómicas ao mesmo tempo que nos remete para a tradição e a própria história da Humanidade”, explica o chef Alexandre Silva, proprietário dos restaurantes FOGO e LOCO (1* Michelin). “O fogo é um elemento vivo e todos os dias é diferente. Tem de ser dominado mas dificilmente o conseguimos controlar, o que o torna um desafio constante para trabalhar texturas, crocâncias e sabores. Tudo é cuidado na hora.”

No FOGO, o respeito vai além deste elemento. Aqui são privilegiados os produtos portugueses e a sua excelência, com técnicas tradicionais que permitem criar um menu de degustação que nos transporta para as raízes e o receituário nacional. Tudo é definido ao pormenor, como a lenha que é escolhida pelos aromas num apelo às memórias, como o azinho que remete para as terras do norte de Portugal ou o sobro que nos faz viajar até à zona Centro ou ao Alentejo, presente em pratos como os de carne de porco.

A cozinha do FOGO está dividida em cinco secções – forno a lenha, potes de ferro, ‘robata’ (grelhador), padaria e pastelaria, e frios/fumeiro, com a promessa de aquecer os estômagos e dar conforto ao paladar.

Assumindo o seu fascínio pelo fogo, o chef Alexandre Silva, detentor de 1* Michelin no restaurante LOCO, em Lisboa, maturou esta ideia durante onze anos até que, em dezembro de 2019, conseguiu concretizar a abertura do restaurante FOGO, que embateu de imediato na pandemia. Com uma equipa de 24 pessoas e 60 lugares sentados, o espaço reabriu as portas em 2022, com os ânimos redobrados e preparado para receber os clientes com a chama mais acesa que nunca.

Além do menu de degustação, o restaurante FOGO vai manter a opção do menu à carta.

O menu de degustação pode ser servido com ou sem pairing de vinho ou sugestões de cocktails sem álcool. Tem o pvp de 80 euros (sem pairing).

Informações úteis:
Morada: Av. Elias Garcia 57, 1000-114 Lisboa
Horário: Terça a Sábado das 12h30 às 16h00 e das 19h00 às 00h30
Reservas: Tel.: 21 797 00 52
E-mail: [email protected]