Na zona histórica da cidade do Funchal, perto do Mercado dos Lavradores, localiza-se, no último piso do edifício do hotel com o mesmo nome, este restaurante de decoração moderna e cativante e com uma cozinha verdadeiramente imperdível, pelas mãos do chef Maurício Faria

Comecemos por uma curiosidade deste espaço: a venda de café em grão. O cliente pode, assim, fazer o blend que entender, levando-o já moído para sua utilização.

A história deste chef na cozinha começou na adolescência, com um amigo que, na altura, o cativou para a área da cozinha como saída profissional. Desafio aceite, ele chega até aos dias de hoje como aquele que considero um dos grandes chefs do nosso país. Curioso é que esse amigo de adolescência e Maurício seguiram vidas separadas nesta mesma profissão… até se reencontrarem neste espaço passados 20 anos, a convite do chef Maurício.

A cozinha de Maurício Faria é arrebatadora em todos os sentidos. Uma degustação mais alargada confirma a sua carreira profissional de indiscutível nível, sempre rodeado de grandes profissionais e em espaços sobejamente conhecidos.

Um ceviche de atum, tartar de rubia gallega, bao, barriga de atum, croquete de camarão e a finalizar uma sobremesa da jovem russa Ana Astashova, uma excelente e criativa profissional que o chef convidou para as sobremesas. Estas são apenas algumas opções que mostram a transversalidade de uma cozinha segura e equilibrada.

A técnica, sabor, aromas e criatividade cativam-nos do princípio ao fim, transmitindo e relembrando o prazer que a mesa pode adicionar à nossa vida.

No topo do restaurante, um Cocktail Bar Lab onde a criatividade dita as regras, seja tratando-se de um dos cocktails de assinatura, clássicos intemporais, ou uma das criações gastronómicas do Chef Mauricio Faria, que aqui também degustam.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva