Lançado apenas em anos de qualidade excecional, o Plansel Grande Escolha 2016 é o representante maior do potencial vínico de Montemor-o-Novo, sendo uma referência exclusiva de apenas 3 mil garrafas
Localizada em Montemor-o-Novo, a Quinta da Plansel leva ao mundo um novo olhar sobre os vinhos do Alentejo e as castas portuguesas. Depois de mais de 30 anos a aperfeiçoar a vinha neste território com os Viveiros Plansel, o produtor dá-nos a provar exemplares distintos de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca, as suas castas mais proeminentes. Este ano volta a lançar o mais esperado dos blends.
Consensualmente considerado como uma das melhores colheitas das últimas décadas, 2016 aprimorou a qualidade da Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. O Plansel Grande Escolha 2016 é produzido a partir dos melhores lotes de cada uma destas castas e beneficia da sabedoria popular “dar tempo ao tempo”. Depois da vindima manual, o vinho estagia durante cinco anos até estar pronto para o mercado, mas pode evoluir em garrafa durante mais 15 anos.
Hoje, já se pode provar o corolário de uma fermentação lenta em barricas de 200Kg e um estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês. Este ritual de vinificação traz uma encorpada elegância ao Plansel Grande Escolha 2016 (PVP 45€) que pode ser apreciada já ou destinada a uma longa guarda.
À mesa, convém guardar um lugar para este vinho, pois será uma presença bem marcada. Carlos Ramos, enólogo da Quinta da Plansel, destaca “as notas muito expressivas dos frutos vermelhos, os aromas a compotas, especiarias e tragos balsâmicos. É um vinho vivo e forte, mas ao mesmo tempo elegante. É um tinto muito feliz junto de pratos de Natal como o polvo, o bacalhau e o peru, por exemplo”, refere.
O Plansel Grande Escolha 2016 é uma edição exclusiva com apenas 3 mil garrafas à venda. Na loja online da Quinta da Plansel pode encontrar-se o vinho vendido sozinho ou em packs promocionais.
Tem o pvp de 45€.
Redes Sociais