Se não fosse disponibilizado nesta lista, seria necessário esforçar-se muito para encontrar este vinho, mas valia bem a pena.

Deste vinho, uma Reserva DOC Trás-os-Montes, só sete mil garrafas foram produzidas neste ano. Uma selecção das melhores uvas da propriedade, das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinta Roriz, à qual foi dado um tratamento enológico VIP antes de ser apresentada aqui.

O piso em lagares, que as uvas usadas neste vinho tiveram, não é só uma prática antiga usada para ostentar no contra-rótulo. Todos sabem que a cor e o corpo de um vinho tinto vêm de substâncias presentes nas películas das uvas e estas substâncias são extraídas durante o processo de vinificação. O piso de uvas em lagar faz com que este processo de extracção seja, por um lado, muito intenso – extraindo muito das uvas –, mas também muito suave, só aproveitando as substâncias desejadas e não as que dão uma adstringência exagerada. Com uma passagem por cascos de carvalho francês e americano, que contribui ainda mais para a complexidade deste vinho, e a seguir um estágio prolongado em garrafa antes de ser apresentado ao público, o Quinta de Arcossó Tinto Reserva 2015 está pronto para dar muito prazer a quem o bebe.

As castas podem ser as mesmas que se encontram no Douro, mas o terroir marca muito este Arcossó Reserva 2015. Um vinho fino, frutado, sim, mas com uma mineralidade e complexidade surpreendentes.

Outra boa notícia é o facto de este ser um vinho altamente flexível em termos de harmonizações gastronómicas. É um vinho para dar prazer agora. Compre algumas garrafas para experimentar com pratos em que o requinte provém da qualidade dos ingredientes e não necessariamente da complexidade da confecção, mas guarde algumas para mais tarde. Quem sabe…

Quinta de Arcossó Tinto Reserva 2015 integra a garrafeira de inverno do Jornal Público, tendo sido um dos vinhos eleitos pelo Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com.

Tim Hogg

Professor na Universidade Católica e Investigador na UTAD, Diretor Científico do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho.

Membro permanente do Painel Nacional de Avaliação de Vinhos do Alivetaste.com