Com 200 anos de história, foi fundada em 1798 e era a marca preferida de Bonaparte, é hoje uma das mais reputadas casas de champanhe e uma das mais inovadoras referências da região

champanhe Jacquesson 450

Situada em Dizy, sob a liderança dos irmãos Laurent e Jen-Hervé Chiquet,  a Jacquesson aposta numa  filosofia biológica baseada no terroir e na produção de “cuvées”  que mudam anualmente, pelo que os amantes do champanhe podem sempre contar com uma boa surpresa em cada ano. Nesta sintonia, cada nova “cuvée” é lançada anualmente com um diferente número, como expressão máxima da vinha e produto de uma consistência ímpar nos “blends”.

O “blend” é criado a partir das castas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, principalmente a partir do ano-base (millésime), e a vinificação segue a tradição: batonnage semanal, dosagem mínima, sem filtração, e em cada vinho de base existe também uma certa percentagem de vinho de reserva.

O cuidado extremo com a viticultura conclui-se lentamente na cave, com a vinificação dos vinhos-base em barricas de carvalho que conferem complexidade e elegância. Além disso, a casa costuma manter o champanhe por longo tempo em contacto com as leveduras e um dos seus diferenciais é a ínfima quantidade de licor de dosagem, no máximo 6g de açúcar por litro.

Fundada em 1798 por Memmie Jacquesson, a Maison Jacquesson possui 26 hectares de vinhedos próprios de Grands Crus em Aÿ, Avize e Oiry, e Premiers Crus em Hautvillers, Dizy e Mareuil-sur-Aÿ, sendo referência obrigatória para os amantes de champanhe.

A Decante representa, desde junho e em exclusivo para Portugal, a marca de champanhe Jacquesson.