A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, instituição mais antiga do concelho, associou-se à primeira marca de Alvarinho de Melgaço, Soalheiro, para criar uma coleção especial repleta de arte e história – “Soalheiro / 500 anos de Misericórdia”
Trata-se de uma coleção comemorativa dos 500 anos desta instituição secular, com forte cariz de apoio social no concelho, sem descurar a preservação do património histórico e cultural que reflete a sua história. Cada garrafa representa uma icónica obra de arte. As vendas desta coleção revertem, em 20%, para a recuperação do património cultural e artístico existente no espólio da instituição, preservando a identidade histórica das mesmas.
Sempre com foco na sustentabilidade do concelho onde está inserido, Melgaço, o Soalheiro aposta na cultura como mais um veículo para fomentar o potencial da região. “Valorizamos o potencial do nosso concelho e acreditamos na sua sustentabilidade. Criar condições para fixar pessoas, promover a qualidade do território e dos produtos associados a um terroir de excelência é fundamental. Por isso, estes projetos fazem todo o sentido” afirmam os produtores Soalheiro. Acrescentando, “esta dinâmica é vivida por toda a equipa Soalheiro, no dia a dia, seja através de projetos como o Projeto Germinar ou esta coleção especial focada na arte com história, seja pela consistência nas práticas ambientais que contribuem para a diversidade e valorização do território e da casta Alvarinho, ou até mesmo, pela criação do Clube de Produtores de Monovarietais de Vinho Verde, criando condições de subsistência para mais de 200 famílias”.
Das peças de arte destacadas nesta coleção, poderá admirar a tela comemorativa dos 500 anos da Misericórdia, onde se pode vislumbrar a Igreja da Misericórdia e “Nossa Senhora da Misericórdia”, conforme aparece na capa do Compromisso original da Misericórdia de Melgaço (um documento raríssimo, com 500 anos). Trata-se de uma obra muito importante para a instituição, que serviu também de capa para o livro “1517 – 2017, Um Compromisso com Cinco Séculos”. A obra foi pintada e oferecida pelo mestre António Bessa, autor, entre outros, do quadro oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pode ser apreciada no Lar Pereira de Sousa (Melgaço), onde está exposta.
Do espólio fazem ainda parte a “Bandeira Real da Misericórdia de Melgaço”, uma tela, com cerca de quatro séculos, encontrada por altura da comemoração dos 500 anos, nos arrumos da igreja da Misericórdia, em avançado estado de degradação. Foi restaurada pela Fundação Ricardo Espírito Santos Silva, tendo regressado a casa, em novembro de 2018, encontrando-se também exposta no Lar Pereira de Sousa.
Na mesma altura, foi ainda descoberta uma outra tela, também ela com cerca de 400 anos, composta por duas pinturas a óleo. Na parte da frente uma representação da “Descida da Cruz” e no reverso a figuração de “Nossa Senhora da Misericórdia”. Será esta obra, de dupla face, a ser restaurada, assim que as verbas arrecadadas com esta campanha atinjam os valores orçamentados para o efeito.
Quem adquirir esta coleção especial, além de contribuir para a preservação de um valioso património histórico, irá receber uma réplica da tela do Mestre António Bessa, um pin da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, um saca-rolhas premium Soalheiro e terá ainda oportunidade de assistir, posteriormente, à apresentação das peças restauradas, recebendo uma réplica das mesmas.
Redes Sociais