Este painel de avaliação funciona no Hotel Hilton Porto-Gaia e é agora composto por 15 personalidades ligadas aos sectores dos vinhos e gastronomia que, através de propostas alicerçadas nas preferências individuais, dão o mote para uma avaliação cega e descomprometida dos produtos vínicos portugueses

O Painel é composto por (ordem alfabética):

Adácio Ribeiro (sommelier Vila Foz Hotel & Spa), Bento Amaral (Wine Inspiring Executive na empresa Humanwinety – e Universidade Católica Portuguesa), Celeste Pereira (Greengrape), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (jornal Público), Luís Machado (arquiteto, empresário e produtor de vinhos), Manuel Moreira (consultor vínico e revista Grandes Escolhas), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Paulo Russel-Pinto (IVDP), Renato Cunha (Chef de cozinha do Ferrugem), Lígia Santos (Chef de cozinha Casas da Li e primeira Master Chef em Portugal),Tim Hogg (Biólogo Escola Superior de Biotecnologia – UCP e Universidade Católica Portuguesa), Sérgio Cambas (CEO Grupo Prumo/Brasão), Mónica Gonçalves (Diretora geral Hilton Porto Gaia) e uma enóloga a convidar por sessão, são os profissionais que integram o painel e efetuam uma seleção mensal de vinhos em prova – de mesa, fortificados ou destilados.

No último Painel realizado a 6 de fevereiro saíram vencedores os seguintes 3 vinhos, com harmonização sugerida, num trabalho do Manuel Moreira:

Quinta da Rede 2019 branco – Douro

Vinho que tem estrutura e amplitude de sabor, complexo e de evidente persistência, mantendo a tónica na frescura. Sabores de boa intensidade de sabor e aroma, texturas estaladiças e toques caramelizados “Maillard” a ligar com a barrica do vinho. Suculência média do prato de modo a compensar a elevada acidez.

Ex: pezinhos de porco de coentrada; arroz de lingueirão; bifinhos de porco com míscaros; bola de bacalhau ou enchidos; lombinho de porco com conquilhas; Açorda de Marisco

Kompassus Grande Reserva 2014

A sua frescura e boa acidez, agregam pontos de contacto com diversidade texturas. Pede pratos refinados onde impere a sensação de frescura. Ervas finas, molhos delicados, mas com sabor e personalidade serão apoio indispensável. Exemplos de pratos: Carpaccio de bacalhau; mexilhão de cebolada; salada de ovas de peixe, dourada em papelote com juliana de legumes, lombinho de borrego com cuscus; salada de tofu com crocante de frutos secos.

Quinta de la Rosa Tinto Cão 2019

Destaque à estrutura e suculência de fruta e taninos, com profundidade de sabor, preservando sempre a sensação de frescura. Pede pratos suculentos e com riqueza de sabor, sem peso. Especiarias e ervas aromáticas, devem ser tidos em conta. Ex: espadarte à portuguesa; costeleta de vitela com molho de ervas; estufado de lentilhas com queijo fumado; Migas à alentejana com entrecosto.

O próximo painel decorre a 6 de março, tendo a enóloga Joana Pinhão dos projetos Casal das Aires, Parapente e Somnium, como convidada especial para esta sessão. Os Painéis anteriores tiveram como convidadas a enóloga Sandra Tavares da Silva da Wine & Soul e a produtora Joana Santiago da Quinta de Santiago.

Datas previstas para 2023: 6 março; 3 abril; 8 maio; 5 junho; 10 julho; 2 outubro e 6 novembro. O jantar de entrega de prémios a 17 de novembro.

O Painel tem o apoio do Hilton Porto Gaia, Garage Wines, Restaurantes Prumo e Personalizart.

Vídeo de divulgação do Painel: www.youtube.com/watch?v=T52oktCie3Y