Continua no próximo dia 6 de março, a segunda edição das Curry Nights, criadas pelo restaurante indiano Gunpowder

O foco? Mostrar que o caril é um prato universal, servido em diferentes partes do mundo. Assim, o Gunpowder convidou quatro cozinheiros de diferentes origens para preparar um menu com esta temática em mente. Na primeira edição, que decorreu em julho de 2023, participaram cozinheiras da Tailândia, Jamaica, Brasil e Japão. Nesta segunda volta, contamos com Singapura, Moçambique, Tailândia e Etiópia. Os vários projetos convidados, são:

 06/03 | MOÇAMBIQUE Sheila e Edner Abreu, do restaurante moçambicano, Chiveve, com Caril de Caranguejo e não só.

13/03 | TAILÂNDIA Runglawan Phansiri e Songtham Srisasam, do restaurante tailandês Baan Saraiva’s, cozinham Khao Soi e Caril Vermelho.

20/03 | ETIÓPIA Yika Kiros, do projeto Azmarino, trazem injera (pão etíope), caril com especiarias berbere e o famoso Dorho/Doro Wat.

Dias 6, 13 e 20 de março, cada chef irá preparar duas entradas, um ou dois caris como prato principal e uma sobremesa. A equipa do Gunpowder também irá desenvolver pratos especiais para a ocasião, incluindo diferentes tipos de caril de várias partes da Índia, caso do Caril Munchi Puli, tradicional de Kerala, Abóbora Musallam, ou o Caril Kofta do Malabar. Os pedidos são feitos à carta. O evento ocorre quartas-feiras, ao jantar, a partir das 19h00.

06 de março

SHEILA e EDNER ABREU

Restaurante Chiveve

Moçambique

13 de março

RUNGLAWAN PHANSIRI e SONGTHAM SRISASAM

Baan Saraiva’s

Tailândia

20 de março

YIKA KIROS

Azmarino

Etiópia

Como definir o termo “caril”? Não é uma especiaria única, mas sim uma mistura de várias. Não é apenas as folhas ou a árvore homónima, usadas em muitos pratos indianos e do Sudeste Asiático. Caril, no sentido mais lato da palavra, é um estufado de carne, peixe ou vegetais, cujo molho é confecionado à base de uma mistura de especiarias ou de uma pasta. O caril é um prato universal, que pode ser encontrado nos quatro cantos do mundo, servido das mais diversas maneiras, das Caraíbas a Moçambique, da Indonésia ao Reino Unido, ou até mesmo na Alemanha, nas salsichas currywurst. É fruto do colonialismo, das migrações, e da globalização. Os portugueses tiveram um papel fundamental na difusão do caril. Quando chegaram a Goa, encontraram um estufado local, o Kari (palavra de origem tâmil), que apropriaram para “caril”, nomeando todos os pratos com molho e especiarias dessa forma. Os ingleses fizeram o mesmo, dando origem ao “curry”, prato nacional do Reino Unido.

O Gunpowder é um restaurante indiano moderno, um projeto que viajou de Londres até Lisboa, abrindo o primeiro espaço fora do Reino Unido na capital portuguesa em novembro de 2022. Harneet Baweja, o fundador, nascido em Calcutá, iniciou este projeto em 2015, com um pequeno restaurante de 20 lugares em Spitafields. Dois anos depois, conquistou a distinção Bib Gourmand do Guia Michelin. Desde então, Harneet abriu mais dois Gunpowder em diferentes bairros londrinos e em 2023 inaugurou o novo Empire Empire, também em Londres e que acaba de conquistar também um Bib Gourmand. Em Lisboa, o meu combina receitas de diferentes partes da Índia com produtos frescos portugueses.