Evento “Blended for Mozambique” reúne enólogas e mulheres do vinho para ajudar Moçambique, organizado pela associação United Wine Women, um grupo de enólogas e produtoras vinícolas portuguesas que pretendem angariar fundos para ajudar Moçambique

O evento é aberto ao público através de inscrição na plataforma www.unitedwinewomen.pt e tem valor de 25 euros por pessoa 

O montante angariado reverte para a organização de apoio a jovens universitárias moçambicanas Girl Move Academy https://www.girlmove.org/pt/.

O evento contará com um leilão de uma seleção de garrafas premium de cada uma das produtoras das UWW, bem como um leilão de 3 obras de Arte Experimental de assinatura, inspiradas em retratos de mulheres moçambicanas de 3 gerações diferentes.

Terá lugar no próximo dia 20 de novembro pelas 17h00, no Espaço Espelho d´Água, em Lisboa, o evento de solidariedade Blended for Mozambique que pretende reunir fundos que permitam ajudar projetos de cariz social de apoio ao povo moçambicano.  Esta iniciativa é organizada pela associação United Wine Women (UWW), uma organização no feminino que reúne enólogas e produtoras de vinhos portugueses com o intuito de apoiar projetos de cariz social. 

Para as UWW a causa deste ano prende-se com a necessidade de sensibilizar e ajudar Moçambique, um país que no seu passado recente viveu tempos conturbados motivados pelo ciclone Idai e pela grave crise económica, que coloca em causa a vida de milhares de moçambicanos.

As UWW decidiram “pôr mãos à obra” e criaram uma sinergia com uma instituição local – a Girl Move Academy – https://www.girlmove.org/pt/ . Para Rita Soares porta voz das UWW “a escolha da Girl Move Academy reflete a nossa missão de trabalhar e ajudar uma instituição de Moçambique que aposte na educação e formação de meninas, jovens e mulheres moçambicanas de forma a que possam contribuir para melhorar o seu país”.  

Dia 20 de novembro, pelas 17h as UWW e a Girl Move Academy estarão reunidas no Espaço Espelho d´Água, na Avenida Brasília, nº 210, em Lisboa e contam com a presença da Embaixada de Moçambique entre outros convidados de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa e moçambicana. 

O objetivo deste evento é angariar 25.000€ e o mesmo inclui várias atividades, tais como: 

  • Prova de vinhos de 25 enólogas e produtoras nacionais; • Leilão de uma seleção de garrafas premium de cada uma das produtoras; • Leilão de 3 obras de Arte Experimental de assinatura inspiradas em retratos de mulheres moçambicanas de 3 gerações; • Realização de um inspirational talk por uma Girl Mover.

O evento é aberto a todos aqueles que queiram participar e se mostrem solidários com esta causa. A inscrição tem o valor de 25€ e poderá ser efetuada através da plataforma criada para o evento em www.unitedwinewomen.pt/ .

A United Wine Women decide, assim, promover um evento de cariz social que visa contribuir para o desenvolvimento de plataformas de apoio a estudantes universitárias moçambicanas de modo a que possam ter apoio financeiro para estudar e/ou estagiar em Portugal. Nesta sinergia de esforços surge o apoio institucional por parte da United Wine Women à Girl Move Academy. 

A Girl Move Academy é uma Academia de Liderança onde todos os anos se promovem, a formação, o desenvolvimento pessoal e de carreira de cerca de 30 jovens moçambicanas licenciadas, denominadas Girl Movers, com talento e vontade de desenvolver o seu país. Ao longo de um ano de formação, cada Girl Mover é mentora de 3 raparigas ainda universitárias, que por sua vez, juntas, supervisionam e ajudam 30 raparigas em idade de risco que se encontram em condições de vulnerabilidade, nos bairros dos arredores da cidade de Nampula, no norte de Moçambique. No decurso desse ano, 3 meses são passados em Portugal, com 1 mês de estágio em empresas portuguesas de referência. 

Esta aventura iniciou-se em novembro de 2017 quando o Telmo Alves, da Oeno-Tech, empresa que representa marcas como a Seguin Moreau, Piedade ou Diam em Portugal, convidou 23 mulheres do setor do vinho para visitar a região de Bordéus, em França.

O convite partiu da Seguin Monreau, uma das mais prestigiadas tanoarias mundiais, que não só serviu para fazer novas amizades como para outras serem reforçadas. E todas, sem exceção, uniram-se com o propósito de, pontualmente, contribuírem para causas sociais através de ações de solidariedade que apoiem instituições carenciadas.

O objetivo da United Wine Women é mobilizar, sensibilizar e alertar para a responsabilidade de todos nós em apoiar quem mais carece. Mais informações em www.unitedwinewomen.pt