Num palacete recuperado do século XVIII, com salas que homenageiam a azulejaria portuguesa, encontramos este restaurante que partilha o mesmo nome e edifício do Clube de Jornalistas, onde uma cozinha de qualidade anda ao sabor da criatividade e dos produtos do dia a dia

Figura inquietante, invulgar e introspetivo, o chef Ivan Fernandes (brasileiro, natural de Ribeirão Preto) é muito direto: “Não sou cozinheiro de formação. Não gosto de pensar em comida. Não gosto de demasiada reflexão. A cozinha é instinto” afirma este historiador de formação.

Começou a cozinhar aos 24 anos para uma namorada que tinha bastantes restrições e a quem tinha de dedicar especial atenção. Depois de ter trocado o destino académico, tocou trompete numa orquestra durante 11 anos, mas acabou por “encontrar as verdadeiras notas na cozinha”.

Aqui cada prato tem uma razão de ser, uma história e uma justificação cheia de sabor e de textura, como o creme de milho e milho frito com ou sem chouriço (traduz o sabor da cozinha dos menos afortunados no Brasil).

Outros pratos fazem parte desta panóplia de opções, como a beringela assada, caramelo de miso e pistache; carpaccio de novilho, farofa de amêndoa e vinagrete trufado; risotto de camarão, meloa e manjericão; cachaço de porco preto com feijão vermelho e algas; entre muitos outros.

“A gente faz cozinha aqui que satisfaz as pessoas. É uma comida de felicidade” afirma este chef de uma forma simples, mas convicta.

O restaurante Clube de Jornalistas é um imperdível espaço onde a História e as histórias, a comida e os vinhos se juntam à mesa em momentos de prazer e lazer.

Contactos:
Clube dos Jornalistas
Morada: Rua das Trinas 129,
1200-274 Lisboa
Telf: 213 977 138
Mail: [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa