A arte da cozinha Japonesa e de fusão, dando também a conhecer uma cozinha mais vasta, desconhecida e saborosa desta “Terra do sol nascente”

Com uma decoração invulgar de design exótico, o Sushicafé Avenida em Lisboa, localiza-se numa transversal da Avenida, demonstrando uma vitalidade em movimento que comprova ser um espaço apetecível.

Numa degustação que deixa marcas, pelo momento, cozinha e serviço, apesar do movimento que se registava, começámos com um usuzukuri (carpaccio) de Corvina com leche de tigre de yuzu e cebola crocante, seguiu-se gunkan Royal (dupla de gunkans) com gunkan de robalo com tártaro de chu-toro e falso caviar de moscatel e gunkan de salmão, ovo de codorniz frito e areia de sésamo. O karae age oroshi que é pregado frito servido com ponzu, daikon oroshi (nabo ralado) e malagueta que se seguiu kakugiri – toro tataki em cubos servido com compota de frutos vermelhos e sésamo. Depois de um breve intervalo desta bela degustação surgiu um surpreendente black cod um bacalhau negro cozinhado a baixa temperatura, acompanhado de migas de feijão frade, grelos e ervilha de quebrar, inesquecível. Para terminar uma sobremesa, que não será propriamente o forte da cozinha Japonesa, com macha trifle, um trifle com bolo de chá verde, creme de gengibre, biscoito de yuzu e compota de frutos vermelhos.

Nomes desconhecidos na generalidade de quem mal conhece este tipo de cozinha, com alguns nomes mais vulgares de quem é frequentador da cozinha asiática e para estes também algumas novidades em termos de conceção. Um denominador comum para todos, a inegável qualidade e criatividade da cozinha aqui praticada. Ia com alguma relutância, por ser um restaurante de um grupo já com alguma dimensão, prova que era uma ideia pré-concebida, em que felizmente não se veio a comprovar ser uma cozinha generalista e fácil.

Um espaço que merece a fama que tem vindo a adquirir, com o chef Isaac Jorge a liderar a cozinha, criativo, sensível e com uma cozinha saborosa e visualmente apelativa. A sala beneficia de um homem já com bastante traquejo na gestão de uma sala de cozinha oriental, o Acácio Pereira, o que acrescenta um valor importante em sinergias fundamentais para o bom funcionamento de uma casa, que consegue ter um ritmo invejável de uma cozinha com alma. A não perder.

Rua Barata Salgueiro 28,
1250-044 Lisboa
Telef: 21 192 8158
www.sushicafe.pt/sushicafe-avenida/s:1