O projecto Fio Wines, do produtor Dirk Niepoort e dos filhos Daniel e Marco Niepoort, foi distinguido na categoria “Descoberta do Ano” pelo célebre guia amarelo Gault & Millau, para a edição alemã de 2020

Esta publicação, nascida em França na década de 60 pela mão dos críticos gastronómicos Henri Gault e Christian Millau, é considerada um dos mais prestigiados manuais de restauração, estando presente em cerca de 20 países do mundo. Ao contrário do seu “rival”, o Guia Michelin, não atribui estrelas mas sim uma escala de 20 pontos.

A Fio Wines é um projecto de Dirk Niepoort e dos filhos Daniel e Marco, mas é também uma homenagem a uma paixão antiga pelos vinhos da região de Mosel e da sua casta raínha, o Riesling. Esta região vinícola é a mais antiga da Alemanha e a maior área de cultivo de vinho em encostas. Nesta aventura, Dirk Niepoort juntou os dois filhos e Philip Kettern, da centenária Casa Lothar Kettern, um jovem de enorme talento e paixão, que carrega também a responsabilidade de honrar 200 anos de História na produção “dos melhores Rieslings do mundo”. Assim nasceu a Fio Wines.

Desta colaboração surgiram os vinhos Ratzelhaft, Falkerberg, Cabisehrnett e o topo de gama, Fio. Tempo é palavra-chave aqui. Tempo para esperar pelo vinho, tempo para criar vinhos intemporais, tempo para apreender que menos é mais – e que “é possível ter um vinho leve, com pouco álcool, mas sem perder nada das características do vinho”, nas palavras de Marco Niepoort. “Estes são vinhos leves, mas de guarda, que podem ser bebidos muitos anos mais tarde”, completa Dirk Niepoort, que já nos habituou a projectos ousados e diferentes. Aparentemente, não foi só ele a reconhecer a excelência desta criação. Não perca o Fio à meada…

Grandiosos e expressivos, mas rigorosos, estruturados e com longo fim de boca, os néctares da Fio Wines são Rieslings muito finos, que estagiam ao longo de dois anos em “füders” (tonéis) de 60 anos. Inteiramente fermentados, não filtrados e sem colagem, são produzidos com muito tempo e paciência – exigindo a mesma dedicação de volta. Os vinhos da FIO Wines são uma interpretação moderna e uma homenagem à mítica região de Mosel, marcados pelo carácter e o charme, perfeitos para harmonizar com gastronomia moderna e desafiante.