Acabado de chegar ao mercado, nacional e internacional, o ‘Quinta de La Rosa Porto Vintage 2017’ comprova a declaração anunciada por parte da propriedade vitivinícola homónima situada a dois passos do Pinhão, em pleno Douro Vinhateiro

De acordo com a dupla Sophia Bergqvist e Jorge Moreira – proprietária e enólogo, respectivamente – o ‘Vintage 2017’ está prontíssimo a rivalizar com a mítica colheita de 2011. O seu lançamento faz-se em garrafas de 375 e 750 ml.

As condições climatéricas extraordinárias do Verão de 2017 e a absorção do calor feita pelas uvas que as tornaram excepcionalmente deliciosas e perfumadas são as particularidades apontadas para o lançamento desta importante referência – feita a partir da colheita de um só ano e cujo envelhecimento do vinho é feito em garrafa.

 Vinhas Velhas, Touriga Nacional, Touriga Franca e algum Sousão – todos de ‘letra A’, a revelar a qualidade máxima –, ou seja, castas autóctones da mais antiga região demarcada do Mundo, são os “ingredientes” que dão origem a este ‘Quinta de La Rosa Porto Vintage 2017’. Todas elas foram vindimadas nos mais antigos patamares da propriedade localizada em pleno Património Mundial da UNESCO e, uma vez mais, o enólogo Jorge Moreira teve o cuidado na escolha da fruta e do início da colheita.

Como resultado, este ‘Porto Vintage 2017’ da Quinta de La Rosa apresenta uma enorme concentração, característica associada, logo, à cor violeta retinta, bem como à sua enorme intensidade aromática. Além de complexo, os aromas e os sabores são dominados por uma fruta doce e exuberante com nuances florais. Na boca é denso e intenso, sem perder energia nem frescura. Fortemente estruturado, como um grande Porto Vintage tem de ser, para garantir décadas de evolução, revela-se bastante sedutor e generoso, motivo pelo qual se torne irresistível.

Apesar do seu elevado potencial de envelhecimento, o ‘Quinta de La Rosa Porto Vintage 2017’ pode ser apreciado enquanto jovem, simplesmente como digestivo ou a acompanhar queijo ou chocolate. Uma vez que o vinho não é filtrado há uma maior probabilidade de criar depósito ao fim de alguns anos, razão pela qual é preciso recorrer à decantação antes de proceder à degustação.

 Quinta de La Rosa Vintage 2017 tem o PVP de €42,55 para garrafas de 750ml e €23,25 para 375ml.