Poças recupera referência histórica, produzida na empresa nos anos 1930 e 1940. Sendo inspirado em essências e registos antigos, o novo Vermouth Soberbo da Poças utiliza infusões de botânicos colhidos nas quintas do Douro da empresa, dando corpo a uma expressão do terroir, original e contemporânea

Vai ser lançado no hostel Selina Porto, dia 14 de junho, em ambiente sunset, descontraído e harmonizado por um Dj Set da banda portuguesa Salto, nascida em 2006 e composta pelos primos portuenses Guilherme Tomé Ribeiro e Luís Montenegro, a quem se juntaram Tito Romão e Filipe Louro. A quarta geração da Poças volta a surpreender. A hora é vermouth.

Mas vamos à história, antes da festa. Do Vermouth original, a empresa centenária de vinhos do Porto e DOC Douro tinha algumas essências e registos. Desses elementos históricos e inspiradores, a quarta geração da Poças constrói a atual e contemporânea versão do Vermouth Soberbo, que tem a particularidade de ser feito a partir de infusões de botânicos das quintas no Douro da empresa, dando “corpo a uma expressão verdadeira do terroir ”, contextualiza Pedro Pintão, diretor de marketing e comunicação da Poças.

A nova referência, acrescenta Pedro Pintão, “é um projeto enquadrado na celebração do centenário da Poças e insere-se num trabalho de pesquisa e reinterpretação de alguns vinhos antigos da empresa, que tinham caído no esquecimento, tendo sido relançado em 2017 o Quinado e agora este Vermouth”.

Feito à base de vinho do Porto branco, o Soberbo apresenta grande frescura e exuberância, integrando de modo harmonioso a doçura do vinho do Porto e o amargor das ervas aromáticas do Douro. Pela sua particularidade pode ser bebido em cocktail ou servido apenas com gelo e uma rodela de laranja.

“Temos muitos vinhos do Porto, com uma gama de doçura muito alargada, o que nos proporcionou variedade de opções. Procuramos para esta criação um Vermouth fresco e com uma doçura contida – cerca de metade de um Vermouth doce clássico -, apenas a suficiente para equilibrar o amargor proporcionado pelas ervas aromáticas”, explica o enólogo principal da Poças, Jorge Pintão.

O novo Vermouth da Poças contou ainda com o apoio de Ryan Opaz, americano radicado no Porto, rosto do projeto Catavino e grande conhecedor e apreciador de Vermouth.

Mantendo o espírito celebrativo e de identidade da marca Poças, foi utilizado um modelo antigo de garrafa de vinho do Porto, chamada Pota, para o engarrafamento do novo Vermouth, assim como a grafia que remete para alguns rótulos antigos da marca, que utiliza a expressão Vermouth Soberbo.

Lançamento: Hostel Celina, Porto, dia 14 de junho, 18h00-21h00, entrada gratuita

O Vermouth tem o pvp de 18 euros.