Um produtor com um invulgar perfil de vinhos (para a vida), dado serem vinhos que têm a “juventude na maturidade” e mantêm a elegância ao longo dos anos, deixando transparecer o respeito que estes produtores têm pela sua evolução natural

A Quinta do Carvalhão Torto fica situada no concelho de Nelas, na Região Demarcada do Dão. A sua história tem um passado ligado à produção de vinho do Dão, sendo propriedade de uma família herdeira, ancestralmente ligada ao precioso néctar.

As suas vinhas, cultivadas em regime de proteção integrada, estão implantadas a uma altitude média de 450 metros em solos granítico quartzíticos, possuindo uma área de seis hectares repartidos pelas principais castas da região – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Alfrocheiro e Encruzado.

“Enologicamente somos adeptos das características endógenas, da genuinidade dos vinhos produzidos, reveladores da especificidade das castas e do Terroir local”, afirma o produtor Luís Oliveira.

Esta afirmação é-nos naturalmente relembrada quando fazemos uma prova vertical dos vinhos tintos Carvalhão Torto, das castas Jaen e Alfrocheiro. Começando em 2004 até às colheitas mais recentes, a juventude, elegância, acidez e aroma delicado são caraterísticas transversais e muito pouco comuns.

Se passarmos aos brancos, temos o Carvalhão Torto da casta Encruzado, começando no 2014 (já esgotado) e 2015. Ficamos literalmente siderados com a profundidade, mineralidade, elegância e envolvência deste precioso néctar, que nos deixa com notas delicadas de fruta e final persistente de boca. Um imperdível vinho que nos apaixona ainda mais por esta região.

A surpresa aqui foi uma suposta “entrada de gama” – o Estrada da Corte 2015, elaborado com a predominância das castas Encruzado, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Bical. Podemos apelidá-lo de um grande vinho devido ao perfil e relação preço/qualidade, ao facto de ser muito aromático e com um agradável sabor a fruta.

Nesta gama temos ainda o Estrada da Corte Tinto 2011, produzido a partir das principais castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro, na mesma linha de coerência já referida.

Carvalhão Torto é uma Quinta e um produtor da região do Dão que seguramente ajuda a reposicionar esta região vínica, com todo o seu potencial histórico de produção natural de grandes, elegantes e consistentes vinhos.

Texto de Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa