A adega de Torre de Palma apresenta três vinhos especiais, posicionados como os topo de gama da marca: Reserva da Família Branco 2017, Musas Tinto 2019 e Alicante Bouschet & Tinta Miúda 2017

A adega de Torre de Palma, projeto localizado em Monforte e que na sua génese, homenageia o vinho da região do Alto Alentejo, acaba de apresentar ao mercado as primeiras edições dos seus vinhos mais especiais: Reserva da Família Branco 2017, Musas Tinto 2019 e Alicante Bouschet & Tinta Miúda 2017. Estes lançamentos solidificam a presença da marca como produtor de referência nesta região e consolidam a estratégia da família desde o início do projeto: apresentar vinhos que acompanhem a qualidade de todo o projeto que é desenvolvido em Torre de Palma.

“Estes vinhos são os perfeitos embaixadores de Torre de Palma e da sua história. Transmitimos ao nosso enólogo, Duarte de Deus, a nossa visão inspirada na história tão rica de Torre de Palma que vem desde o tempo dos romanos e que homenageamos em particular com o vinho Musas, que apresenta o emblemático Mosaico “Coro da Musas” encontrado na Villa Romana de Torre de Palma. É, sem dúvida, um orgulho ver o resultado do trabalho e paixão da nossa equipa pelo nosso projeto.”, refere Luísa Rebelo, proprietária de Torre de Palma.

A Adega, que se ergue na Herdade de Torre de Palma em Monforte é o ex-líbris do culto em torno do vinho. “A vinha é influenciada pelo microclima da Serra de São Mamede, uma zona mais fresca e diferenciada do Alentejo onde a produção é realizada com métodos artesanais, o que resulta numa combinação perfeita para a criação de vinhos de excelência, com história, numa harmonia única com a natureza”, explica o enólogo Duarte de Deus.

O vinho Reserva da Família Branco 2017 apresenta o melhor das três castas brancas de Torre de Palma e é como um tesouro que a família Barradas Rebelo agora partilha, e que pretende que passe de geração em geração. Colhido e selecionado à mão, foi vinificado em depósitos de cimento e cuidadosamente guardado nas melhores barricas de carvalho francês. Trata-se de uma edição muito exclusiva, limitada a 720 garrafas numeradas.

Já o vinho Musas Tinto 2019 é a verdadeira homenagem ao “Coro das Musas”, parte de um vasto conjunto de mosaicos da villa romana de Torre de Palma que pavimentavam o triclinium, a sala nobre da casa. “Scopa aspra tessellam ledere noli. Vteri Felix” é a legenda inscrita no rótulo, que traduz para “Não estragues o mosaico com uma vassoura demasiado áspera, boa sorte”, um apelo dos mestres mosaicistas e do dono da casa ao cuidado a ter com uma obra tão bela e sensível. Mais de mil anos depois, neste mesmo chão, são homenageados todos os que manufaturaram este vinho, com o cuidado e carinho necessários para honrar o que faziam os antigos. Este é o primeiro vinho de Torre de Palma vinificado em talha de cerâmica tradicional, e conta com uma edição igualmente limitada de 1000 garrafas.

Para finalizar esta trilogia, surge o vinho Alicante Bouschet & Tinta Miúda 2017. A diversidade de solos da vinha em produção integrada permite criar vinhos únicos e memoráveis. Após vindima manual e uma suave pisa a pé em lagares de mármore, esta produção limitada estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês. O resultado foi um vinho único, que permanecerá memorável pela sua excelência e elegância, e que mostra todo o potencial da casta Alicante Bouschet, equilibrada pela frescura da Tinta Miúda. Mais do que um vinho, esta é a identidade e paixão que caraterizam Torre de Palma!