Com a Páscoa mesmo à porta começam os preparativos para o grande almoço em família, num dia que se quer de celebração e convívio, não podendo faltar à mesa o tradicional borrego, o cabrito, o folar, o pão de ló, as amêndoas e os ovos de chocolate

No entanto, nenhuma destas iguarias saberia tão bem se não fosse acompanhada com os melhores vinhos que Portugal tem para oferecer. De brancos a tintos, de espumantes a licorosos, deixamos-lhe algumas sugestões dos melhores vinhos do ano 2023 distinguidos na 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, realizada no ano passado, para harmonizar com os pratos típicos da sua Páscoa.

Para iniciar ou terminar a refeição neste dia de Páscoa porque não optar pelo Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional, 2016, da Global Wines, distinguido como Espumante do Ano na 10ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal? Este espumante é ideal como aperitivo, para acompanhar as sobremesas ou em momentos de lazer, apresentando-se com um sabor frutado com abundante mousse crocante, tem acidez irreverente que lhe transmite elegância, persistência e originalidade.

Para entrada, recomendamos o Villa Oliveira Encruzado, de 2020, d’O Abrigo da Passarela, Lda. distinguido como Melhor Branco Varietal. Este é um vinho produzido a partir de uvas da casta Encruzado de uma vinha com mais de 40 anos que resultou numa referência encorpada, fresca e elegante que harmoniza perfeitamente com queijos de sabor mais forte.

Se procura um bom vinho para acompanhar carnes de sabor intenso, como o cabrito ou o borrego, a escolha passa por Quinta Nova Vinha Centenária Ref P29/P21, 2019, que foi distinguido como Melhor Vinho do Ano, bem como o Melhor Tinto na 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. Este vinho resulta num vinho de perfil muito elegante, quase feminino, contrastando com uma estrutura intensa de taninos suculentos de enorme precisão.

Para terminar a refeição de Páscoa sugerimos Henriques & Henriques – Vinhos, S.A., 2001, eleito como Melhor Licoroso do Ano no Concurso Vinhos de Portugal 2023. É um vinho seco claro e brilhante, fresco e com expressivas notas oxidativas. Aroma a frutos verdes, acidez bem notória, mas macia, que é típica desta casta. Final de boca prolongado. Ideal para acompanhar iguarias mais exóticas.

O Concurso Vinhos de Portugal é organizado pela ViniPortugal e um dos eventos de referência do sector, que reconhece a qualidade dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores, especialistas nacionais e internacionais durante uma semana. Com a mesma força, reafirma a posição de excelência da produção nacional nos mercados de exportação.

A 11ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal realiza-se de 29 de Abril a 3 de Maio deste ano. O Concurso decorre em duas fases, a primeira, com a avaliação efectuada por um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A segunda fase, acontece com a avaliação final realizada por um

Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, na Região Lisboa, para avaliar todos os vinhos que obtiveram classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e selecionando os Melhores de cada categoria.