A YEP – Young EVOO (Extra Virgin Olive Oil) Producers foi criada em finais de 2016, congregando na sua formação um conjunto de “jovens” produtores de azeite, cujos princípios elementares assentam em quatro denominadores comuns: Qualidade, Terroir, Excelência e Irreverência.

A polivalência de olivicultores a lagareiros, de rotuladores a vendedores, de promotores a marketeers e o esforço que todos unem pela paixão pela terra e por um produto de excelência, culmina com o Azeite Virgem Extra.

Com cerca de ano e meio, esta importante organização do azeite (área fundamental da produção nacional) foi criada em finais de 2016, bastante localizada, mas com objetivos mais ambiciosos. “Nesta fase inicial este é um projeto com área geográfica bem definida (o Nordeste de Portugal – .NE) mas que pretendemos tornar Nacional (.PT) congregando assim outros produtores que acreditam nos mesmos denominadores comuns”, afirma Francisco Ataíde Pavão (da Casa de Santo Amaro), um dos elementos da organização deste grupo de produtores.

Encontramos aqui seis produtores de azeite da região transmontana que têm como ambição promover a excelência e diversidade dos azeites YEP´s, dando-os a conhecer ao mundo, restaurar a confiança no mercado, fornecendo ao consumidor uma garantia de qualidade, e promover os distintos azeites (com diferentes terroirs e cultivares que os tornam únicos na essência). A união de todos estes objetivos transmitirá os valores comuns e os princípios com que se rege a diversidade.

Para este grupo de produtores de azeite, também a irreverência de ser Young é um sentir de irreverência e jovialidade independentemente da idade física. É um estado de espírito que se sublima na existência do EVOO (Extra Virgin Olive Oil), que a todos une enquanto Producers.

Também assumem a missão de valorização dos EVOO de Trás-os-Montes para desmistificar, dinamizar e sustentar o papel do azeite na economia nacional como porta estandarte para a exportação e promoção do conceito Farm-to-Table junto do consumidor. A visão de ser referência mundial na valorização e pomoção de azeites virgem extra de elevadíssima qualidade, é também um dos objetivos perfeitamente assumidos.

Acima de tudo, estes são produtores que em comum têm o desejo de voltar às suas raízes para produzir um azeite de excelência, inspirados no árduo trabalho dos seus antepassados.

Além do Francisco Ataíde Pavão (Casa de Santo Amaro), este grupo inclui também os produtores 2A Tua, o Caixeiro, Casa de Valpereiro, Magna Olea e a Mont’alverne.

 Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa