Fundação de Serralves, Garage Wines e Silva Carvalho Catering são os parceiros da reunião mensal realizada no restaurante Links, na última segunda de cada mês.

O restaurante Links, na Fundação de Serralves foi, uma vez mais, palco de reunião mensal do “Painel Nacional de Avaliação de Vinhos” que, a 26 de Fevereiro, reuniu para uma prova de vinhos de mesa, fortificados e destilados, pontuados em prova cega.

O almoço a cargo da Silva Carvalho Catering harmonizou com a selecção de vinhos assegurada pela Garage Wines sob o escrutínio de Artur Junqueira (Silva Carvalho Catering), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (jornal Público), Luís Machado (arquiteto e empresário), Manuel Moreira (consultor vínico), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Renato Cunha (Chef de cozinha do Ferrugem), Miguel Rangel (Fundação de Serralves), Tim Hogg (investigador na UTAD e na Universidade Católica) e os convidados Miguel Cavaleiro Brandão (Administrador da Fundação Serralves) e Domingos Andrade (Diretor Executivo do Jornal de Notícias).

A prova cega contou com 9 vinhos de várias Regiões Demarcadas, com o Douro a distinguir-se, a par do Alentejo, no Top 3 eleito pelo júri: nos brancos, Quinta da Pedra escrita 2016 a destacar-se pelo perfil recatado e fino, conjugando elegância de estilo e alusões minerais, com corpo moderado, mas amparado por boa perceção de frescura. Nos vinhos tintos, Vicentino 2014 pontuou pelas notas de evidente frescura e fruta madura, mas arejada, e pela boa estrutura de taninos ágeis. Entre os vinhos do Porto, a escolha recaiu sobre Quinta Seara D’Ordens 10 anos, sublinhando-se as notas de frutos vermelhos, algumas notas de especiarias e caramelizados.

Garantindo um lugar na restrita lista de recomendações que fica disponível na garrafeira Garage Wines, o Top 3 seleccionado a cada mês é comunicado ao mercado como resultado da pontuação atribuída pelo painel, integrando brancos e tintos de mesa, vinhos do Porto, colheitas tardias, vinhos Madeira, espumantes ou aguardentes vínicas de todas as Regiões vitivinícolas nacionais. Os três vinhos seleccionados são também objecto de proposta de harmonização e os três melhores de cada categoria ficam automaticamente apurados para a prova anual da qual resultará o prémio “AliveTaste”, atribuído em Junho no evento “Sabores da Vida”.

A próxima sessão decorre a 26 de Março e regressa ao restaurante Links, na Fundação de Serralves, com novos convidados.

Resultados do painel a 26 de Fevereiro de 2018 (resumo do sommelier Manuel Moreira):

Vinho branco: Quinta da Pedra Escrita 2016 (Região do Douro) – 17,63 pontos (média)

Prova: Uma boa acidez que confere energia e que, junto com fruta delicada e delicada barrica se aliam especialmente a ingredientes finos e de agradável textura, destacando-se pratos de temperatura morna ou fria, sobressaíndo, assim, como as técnicas de salteado, marinado, cozinha ao vapor.

A acidez pode ser aproveitada para tempuras, polmes e dips, saladas variadas, peixe delicado (pescada, linguado, peixe galo), legumes, leguminosas, e partes magras de carnes brancas. Terrinas e patés finos, assim como alguma charcutaria e salsicharia, serão desafios vencedores. Cozinha asiática e alguma vegetariana, encontram bom parceiro. Vinagretes, sabores de fruta e ervas aromáticas frescas, poderão ser complemento importante.

Vinho tinto –  Vicentino 2014 (Região do Alentejo) – 17,44 pontos (média)

Prova: Aglomera condições de versatilidade e capacidade de adaptação a várias propostas gastronómicas: nas carnes, aprova pratos ricos e suculentos, mas “tenros”, a fim de preservar alguma elegância. Peças macias e/ou com ligeira ponta de gordura – como secretos e entrecosto – encontram na fruta e acidez um parceiro a condizer. Pratos de peixe, de bom porte e confecções com sabores mais complexos, ligeiros assados, guisados, grelhados, são confeções bem-recebidas. Legumes mais estruturados (beringela, batata doce, cherovias e boletos) serão adequados. Churrasco, pastas com tomate, empadas e charcutaria, parceiros a testar.

È um vinho que sabe bem em toda a linha. Boa intensidade de sabor geral e frescura, são definição de um todo-o-terreno.                                               

Vinho do Porto – Quinta Seara D’Ordens Tawny 10 anos – 16,88 pontos (média)

Prova: Apesar do volume alcoólico, não é pesado, pelo que procura alguma consistência e suculência da parte do prato.

Nas entradas, alguns patês e terrinas, legumes terrosos, empadas de carne, são surpresas agradáveis.

Pratos que tenham um pouco de molho, caldo, serão primordiais para dissimular o grau alcoólico. Usar ingredientes crocantes junto com outros mais suculentos, darão vivacidade e alegria no confronto. Atum braseado, espadarte, tamboril e lombo de salmão, são alguns dos peixes que dispõem de suficiente estrutura. Carnes recheadas com fruta ou legumes, também caminho a seguir. Queijos de meia cura, pasta mole, causarão boa impressão. Sobremesas de chocolate e fruta, ou com sabores de café, terão parceiro justo.

Ver vídeo