Consistente e de caráter rico, típico dos melhores vinhos do Alentejo, assim se revela a referência de tinto do Esporão que transporta o rótulo da autoria de Alberto Carneiro

esporão reserva tinto 2012 grande

Esporão Reserva tinto 2012, uma colheita da autoria dos enólogos David Baverstock e Luís Patrão. Uma expressão de vinho tinto com origem no Alentejo, que conjuga a cultura universal do vinho e a arte, através da reprodução de uma obra original de Alberto Carneiro.

O artista plástico inspirou-se na paisagem alentejana, já utilizada nas colheitas dos vinhos brancos, para a elaboração o rótulo deste tinto, mantendo-se assim fiel aos princípios orientadores da sua própria obra, na qual desenvolve uma íntima relação entre a arte e a Natureza.

O Esporão Reserva Tinto 2012, resulta de uma colheita que ficou marcada por um ano extraordinariamente seco, com uma precipitação anual muito abaixo da média que induziu o atraso no ciclo vegetativo. Foi um ano de baixa produção, mas com uvas de grande qualidade e concentração. Produzido com Aragonez, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho americano (70%) e francês (30%). Após o engarrafamento seguiram-se mais 12 meses de estágio em garrafa. O resultado foi um vinho límpido, de cor densa, com sugestões de frutos do bosque, envolvidos em especiarias, com ligeiros apontamentos de tosta, que lhe acrescentam complexidade.

Um vinho ainda com muito para dar, envolvente, bom final de boca, que acompanha pratos com alguma intensidade. Também pode ser bebido em boa companhia em frente de uma lareira.

Reserva Tinto 2012 – 16€

por Mário Rodrigues