Vinhos da região do Dão que nos transportam para um patamar invulgar de verdadeiros momentos de prazer provenientes do caráter, seriedade e elegância que estes néctares nos transmitem.

Tive o enorme prazer e privilégio de ter estado presente no almoço de apresentação dos vinhos São Matias no restaurante Líder (a catedral da cozinha de conforto da cidade do Porto), e são estas mesmas emoções que aqui sinto à mesa, uma vez que a companhia é magnífica, a cozinha nos emociona e os vinhos (este “ser vivo” admirável) nos catapultam para o universo dos verdadeiros sentidos emocionais.

Como entradas tivemos requeijão fresco, salada de polvo com molho vinagrete e escabeche de sável, que tiveram o mérito da companhia do São Matias rosé 2016 e São Matias branco 2016 (dois vinhos daquele ano com caraterísticas diferentes e surpreendentes).

Como prato de peixe, degustámos o arroz de robalo do mar e coentros frescos, que foi agora harmonizado com São Matias reserva branco-encruzado de 2015 (um branco verdadeiramente cativante, envolvente e elegante, com excelente final de boca).

A perdiz estufada com castanhas e cogumelos frescos foi brindada com a dupla de tintos São Matias 2014 e São Matias reserva 2013 (edição limitada). Estes são dois vinhos que, embora com perfis ligeiramente diferentes, nos marcam profundamente pela intensidade do aroma, elegante paladar e marcante final de boca.

Para terminar em beleza e de uma forma perfeitamente integrada, a opção acertada foi um magnífico queijo da Serra DOP (leite de ovelha Bordaleira), que foi brindado com a companhia final do São Matias reserva tinto 2011 (edição limitada) em formato Magnum, sendo este um vinho inesquecível que promete uma interessante evolução. Foi, portanto, um verdadeiro deleite para meia dúzia de comensais.

Esta é uma Quinta com história, na freguesia de Tourais, concelho de Seia, que remonta a meados do seculo XVI, com um solar granítico tipicamente beirão, hoje na posse de António Vicente Magalhães da Silveira Montenegro.

Na Região do Dão e na sub-região da Serra da Estrela são produzidos vinhos elegantes, redondos e exuberantes, com aromas fortes e acidez equilibrada. A excelência da região do Dão está aqui representada no seu melhor, mostrando o potencial do terroir.

Quem produz vinhos deste calibre, aproveitando em pleno o que a natureza proporciona, é uma família que tem como base valores como dedicação, carácter, qualidade e partilha, sendo estes de louvar.

O complemento perfeito é a responsabilidade enológica de um grande profissional – Francisco Gonçalves, dos vinhos Montalegre. Enólogo natural dessa mesma vila transmontana, tem ali feito um excelente trabalho. As principais castas destinadas à produção dos vinhos na Casa de São Matias DOC Dão são: o Alfrocheiro, Jaen, Tinta Roriz e Touriga Nacional nos tintos, e Encruzado nos brancos.

O nível geral dos vinhos é verdadeiramente entusiasmante. Podemos mesmo afirmar que estamos na presença de um importante e consistente produtor que traz um enorme valor acrescentado a esta magnífica região do Dão, demonstarndo uma vez mais o enorme potencial de produção de vinhos.

Ver mais informação aqui

Texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa