De 9 a 12 de Outubro, a associação que se dedica à promoção internacional dos Vinhos de Portugal, promove um conjunto de ações para dar a conhecer e a provar os vinhos nacionais junto de profissionais e influenciadores do setor em Chicago e Nova Iorque, no sentido de reforçar a presença no maior destino de exportação de vinhos secos portugueses.

O primeiro ponto de paragem da comitiva da ViniPortugal será no “Find Importer Event Chicago”, no dia 9 de Outubro. A associação vai dar a oportunidade a 15 produtores portugueses que procuram entrar ou reforçar a presença no mercado americano de estabelecer reuniões bilaterais com 15 importadores, originários de diferentes estados dos EUA, em sessões que vão ter lugar ao longo de todo o dia. Os vinhos em análise resultam de uma classificação feita previamente pelo painel de prova da reconhecida revista Wine & Spirits.

No dia seguinte a ViniPortugal continua em Chicago para promover o evento “Perspectives on Portugal – Prova de Chicago”. No total estarão no evento 31 produtores portugueses, originários de diferentes regiões vitivinícolas, que vão ter a oportunidade de dar a provar os seus vinhos junto de 100 profissionais do trade convidados, onde se incluem distribuidores, retalhistas e sommeliers de topo. O programa da iniciativa inclui ainda duas master classes apresentadas em dupla pelo MS Evan Goldstein e pelo Wines of Portugal Brand Ambassador, Eugénio Jardim, subordinadas aos temas “A to Z: Portugal’s eno-Alphabet Master Class” e “Portugal’s Rock Stars: A crème de La Crème Master Class”. Serão ainda dados a provar, numa área dedicada, uma seleção de vinhos vencedores do Concurso Vinhos de Portugal 2017.

No dia 12 de Outubro as atenções voltam-se para o público de Nova Iorque, com duas ações distintas. A primeira, intitulada “Perspectives on Portugal – Prova de NYC”, segue o formato do evento realizado em Chicago,  levando desta vez 100 profissionais do trade a provar vinhos de 40 produtores nacionais, originários de diferentes regiões do País.

As ações promocionais da ViniPortugal em Nova Iorque terminam da melhor maneira, com a realização de um jantar. O “WineMaker Dinner” terá lugar no reconhecido restaurante Aldea para uma audiência de 30 consumidores finais, que terão a oportunidade de provar seis vinhos portugueses propostos em harmonização com gastronomia de influência portuguesa. O jantar contará com a apresentação de Evan Goldstein e de Eugénio Jardim e dará aos produtores ou enólogos dos vinhos em prova o papel principal da sessão: caber-lhe-á apresentar os seus vinhos de viva voz aos participantes no jantar.

Em 2016 o mercado dos Estados Unidos tornou-se o maior destino de exportação de vinhos tranquilos, com os vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) a registarem uma subida muito significativa, que levou este país a superar Angola na liderança do ranking. No ano passado, as vendas globais de vinho Português para o mercado norte-americano cresceram mais de 8% para cerca de 74,8 milhões de euros.