75 anos de história, de experiência na arte de bem receber e de defesa e preservação do património material e imaterial, e, porque é impossível dissociar a portugalidade da gastronomia, os restaurantes das Pousadas apresentam um menu especial que vem comemorar e homenagear mais de sete décadas de atividade ao serviço da cultura e tradição portuguesas

Transportando o simbolismo desta data marcante, a experiência gastronómica única tem o valor de 75 euros para duas pessoas e promete uma viagem dos sentidos aos sabores e pratos mais típicos, repletos de personalidade lusitana e de vincada regionalidade.

A jornada pela história e tradição culinária portuguesa, disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, começa com um Couvert Regional, com três aperitivos que variam entre unidades e dependem da região e da época do ano, para garantir a qualidade e frescura dos seus ingredientes. Mantendo esta linha, também a entrada, uma Seleção de Três Petiscos Portugueses, será alterada sazonalmente consoante a localização da Pousada.

O ponto alto deste Menu exclusivo promete ser o prato principal, em que a oferta se divide em duas iguarias absolutamente magníficas e a dificuldade será escolher apenas uma: Bacalhau Dourado ou Cabrito Assado no Forno. Se o cabrito é o suspeito do costume das casas portuguesas, um prato que reúne famílias à volta de uma mesa e do prazer que é partilhar uma refeição, o Bacalhau Dourado é o clássico por excelência das Pousadas de Portugal. Este foi o prato servido no dia 19 de abril de 1942, na abertura da primeira Pousada de Portugal, permanecendo até hoje no imaginário das Pousadas e dos seus hóspedes habituais como um dos mais emblemáticos pratos.

O grande final será a sedutora sobremesa, que adoçará qualquer paladar. A Trilogia de Doces Conventuais é composta por Sericá com Ameixa d’Elvas, Doce de Laranja e Pudim de Abade Priscos.

Desde um mosteiro em Guimarães, passando pela cozinha de um antigo palácio em Queluz, até a um castelo em Estremoz ou um palácio no Algarve, são, no total, 23 restaurantes a proporcionar momentos verdadeiramente inesquecíveis, que aliam o melhor da gastronomia nacional a edifícios, espaços e ambientes de referência no panorama arquitetónico e cultural portugueses.

O Menu comemorativo estará disponível em 23 restaurantes das Pousadas de Portugal, para almoço e jantar, a partir do dia 17 de março e até ao fim do ano.

Mais informações em www.pousadas.pt