A amizade está na base deste ‘vintage’. Desde os anos 60 que os irmãos Luís e Alberto Costa eram muito amigos de Rolf Niepoort, quarta geração da família à frente desta casa de vinhos do Douro, e que dirigiu entre a década de 1960 e 1997

Inspirado por essa forte ligação, as Caves S. João pediram à Niepoort um vinho especial para o seu Centenário, que comemora ao longo de 2020. Assim nasceu o vinho “100 anos de História”, que ontem se lançou por ocasião desta efeméride tão significativa desta casa da Anadia.

“Fizemos um lote especial para estes 100 anos – e a escolha recaiu no ano de 2017, por ser um ano tão emblemático para a Niepoort, e de elevada qualidade. Este lote é feito a partir de vinhas centenárias – o que para esta ocasião, fazia todo o sentido -, 100% fermentado em lagar, com pisa a pé e 100% de uva inteira”, explica Dirk Niepoort, diretor-geral da Casa Niepoort. “Para mim, é uma honra poder fazer um vinho para as Caves S. João”, reforça. Esta edição limitada de 1000 garrafas – das quais apenas 100 estarão à venda, na Garrafeira Nacional (PVP 150€) – é tão surpreendente como simbólica, já que é um regresso à matriz das Caves S. João e ao seu início na década de 30 do século passado.

“Há dez anos que se começou a pensar no projeto de celebração do Centenário das Caves S. João”, explica Célia Alves, gerente das Caves S. João. “Dada a riqueza da História das Caves, optámos por laçar um vinho por década, contando assim a História da nossa Casa e as diferentes fases pelas quais passou. Desses 11 vinhos, o “100 Anos de História”, Vintage feito pela Niepoort e revelado no dia do centenário, acaba por ser o fecho de ciclo perfeito, pois regressa aos primórdios das Caves, quando o negócio passava pelo comércio de vinhos do Douro e do Porto.