Arrancou a 13.ª edição do Concurso da Caldeirada à Pescador da Costa de Caparica, que se realiza há 33 anos e que constitui o segundo concurso gastronómico mais antigo a nível nacional
Esta iniciativa prolonga-se até 9 de abril e conta com a participação de 11 restaurantes, onde será possível provar esta iguaria da cultura caparicana, apreciada por milhares de pessoas.
O Concurso da Caldeirada à Pescador distingue-se por ser uma homenagem à tradição secular da sabedoria dos homens do mar, na sua qualidade de pescadores e de criadores deste prato gastronómico único no país, confecionado com o peixe fresco pescado na zona da Costa de Caparica, e por potenciar o desenvolvimento económico e turístico da região.
À semelhança das edições anteriores, será feita uma homenagem a quem faz a história desta terra de pescadores. Este ano serão homenageadas as 11 vítimas do naufrágio do “Pensativo”, que perderam a vida na tragédia que ocorreu a 12 de dezembro de 1929 ao largo da Costa da Caparica.
O “Pensativo” era um saveiro em meia-lua, fazendo parte da primeira geração deste tipo de embarcações que praticava Arte-Xávega na frente Atlântica. A tripulação (chamada de companha) era constituída por 56 pessoas, 21 a bordo e 35 em terra.
O Concurso da Caldeirada à Pescador é promovido pela Junta de Freguesia da Costa de Caparica e nesta 13.ª edição participam os seguintes restaurantes: “Borda D´ água”, “Ohhh TC”, “O Barbas Catedral”, “O Barbas Tertúlia”, “O Camões”, “Cabana do Pescador”, “Praia do Castelo”, “Carolina do Aires”, “Só Grelhados”, “O Tarquínio” e “BBQ – Tapas e Petiscos”.
Redes Sociais