Sociedade Irmãdona foi criada para assegurar a operação da Mercadona em Portugal, oferecendo a empresa, segundo os responsáveis,  um emprego estável e de qualidade, assim como um plano de carreira, além de que destinará mais de 50.000 euros à formação de cada colaborador português selecionado

Interior loja Mercadona

A Mercadona vai abrir as primeiras lojas em Portugal na zona do Grande Porto. O plano de internacionalização da cadeia espanhola, anunciado em junho, vai arrancar na zona Norte do país, uma opção natural, pois a proximidade à Galiza e Castela e Leão facilita o arranque da operação.

No Porto, foi registada a sociedade Irmãdona, criada para assegurar que a operação da Mercadona em Portugal cumpre todos os requisitos fiscais.

Nesta fase do processo de expansão, a empresa está a integrar os candidatos já selecionados. Tratam-se de 120 diretivos, que irão liderar o projeto em Portugal, e 30 analistas de campo de produtos frescos.

Os colaboradores estão a participar num programa de formação de 18 meses, em Portugal e em Espanha, onde irão receber formação específica sobre o modelo de qualidade total da Mercadona e formação prática, junto de um mentor, para adquirirem  competências que permitam desenvolver o seu trabalho.

A empresa prevê investir inicialmente 25 milhões de euros e criar aproximadamente 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão.