Filipe Pina, sub-chef do Grupo José Avillez é o próximo convidado de “Rodrigo Castelo Ó Balcão com…”

chef Filipe Pina 380

No âmbito da rúbrica e iniciativa que inaugurou no final de 2015, agora com Filipe Pina,  já tem data marcada para quinta-feira, dia 21 de Janeiro, às 20h00, no restaurante do chef anfitrião, o Taberna Balcão em Santarém (Rua Pedro de Santarém, n.º 73).

Esta é a terceira vez que Rodrigo Castelo leva à sua cozinha, instalada na capital do Ribatejo, chefs de trabalho consagrado, brindando os clientes do Taberna Ó Balcão com momentos gastronómicos em que a partilha de experiências e a troca de ideias são o ponto de partida. Neste contexto, o primeiro foi o chef Miguel Laffan, do L’And Vineyards, em Montemor-o-Novo, mas antes disso já o chef José Pinto, do restaurante Conceitus da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, por ali tinha passado para um “Dueto de Rios”.

Intrínseco à sua maneira de ser, a escolha dos seus convidados tem sempre um quê de sentimento e emoção; esta era inevitável… ou não fossem Rodrigo Castelo e Filipe Pina ambos naturais de Santarém e amigos de longa data. “Quis começar este novo ano a homenagear a nossa terra e as nossas gentes, convidando um grande amigo. O Pina anda nestas lides há mais tempo do que eu; incentivou-me desde sempre e têm ensinado muita coisa. Fazemos muito brainstorming gastronómico os dois … e depois pomos as mãos na massa”, refere Rodrigo Castelo.

O menu do jantar de 21 de Janeiro vai ter cinco pratos: amuse bouche, entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa. Os néctares voltam a ser do Tejo e desta vez têm a assinatura do jovem enólogo Pedro Sereno com a marca Encosta do Sobral. O valor do jantar é €40,00, com vinhos incluídos. A marcação é obrigatória e deve ser feita através do contacto telefónico 243 055 883.