O Município de Esposende apresentou o prato identitário de Esposende “Polvo da Pedra à Esposende”.
A apresentação esteve a cargo do chefe Marco Gomes e do enófilo José Silva, que conhecem bem a gastronomia do concelho pela participação como júri em várias edições do concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”, e que integraram o grupo de trabalho constituído pelo Município para a escolha do prato identificativo da gastronomia de Esposende.
A maioria dos restaurantes do concelho oferece pratos de confeção tradicional, utilizando o polvo da pedra. Ao longo de toda a costa, uma linha de rochedos, batidos pelo mar forte, ricos em lapas, percebas, camarão e caranguejos, todos eles apreciados pelo polvo, que deles se alimenta. Daí a denominação de polvo da pedra.
Tendo por base uma caldeirada com a utilização da batata, pimento, cenoura, tomate, grelos e outros hortícolas locais, o Polvo da Pedra, a partir de hoje, passará a representar Esposende em termos gastronómicos e a cativar a curiosidade dos visitantes e turistas.
Este prato foi apresentado no Restaurante “Quinta da Barca”, na Barca do Lago, em Gemeses, seguida de almoço de degustação. A partir de agora esta receita poderá ser apreciada nos 16 restaurantes aderentes.
Redes Sociais