Adega de Borba aumenta produtividade em mais de 10% com aplicação da Metodologia Kaizen.
Aumento de 13% de produtividade na área da Produção e de 12% de produtividade na área da Logística. São estes os resultados mais evidentes da aplicação da Metodologia Kaizen na Adega de Borba.
Inserido no âmbito do Projecto Mais Indústria + Produtividade, da Associação Industrial Portuguesa (AIP), e em parceria com o Kaizen Institute, a Adega de Borba iniciou a implementação deste programa de melhoria contínua, originário do Japão, em Janeiro de 2014, com o objetivo de reforçar os seus níveis de competitividade. O projeto teve enfoque nas áreas da produção, planeamento, logística, manutenção e compras, estendendo-se posteriormente às áreas de suporte (marketing, adega, serviços administrativos e financeiros).
Mantendo a sua estratégia de estar na vanguarda da mudança, a Adega de Borba apostou no programa Kaizen com vista a garantir uma maior eficiência nos diversos processos de trabalho do dia-a-dia, eliminando e reduzindo desperdícios e diminuindo custos. Alguns dos principais objetivos cumpridos foram melhorar a eficiência das linhas de produção, aumentar a matriz de competências das equipas, a normalização de processos e promover a auditoria de suporte à prática da melhoria contínua.
Helena Ferreira, diretora de produção e qualidade da Adega de Borba, afirmou “este foi um passo importante para a Adega de Borba, na medida em que a Metodologia Kaizen veio permitir consolidar aquele que é o nosso maior objetivo: fornecer um produto de qualidade aos nossos consumidores e um serviço de excelência aos nossos clientes.”
Uma das características do Projeto Kaizen é também a envolvência de todos os colaboradores, ou seja, o próprio fato de terem sido envolvidas todas as áreas e todos os colaboradores da Adega de Borba gerou uma mudança cultural e comportamental, originando ações de melhoria contínua por parte de todos.
Redes Sociais