“Não conhece Rita Marques e o seu Conceito? Então devia.” Este é um dos elogios partilhados por Mark Squires aos vinhos Conceito, num artigo publicado recentemente na The Wine Advocate (TWA), de Robert Parker.
Os Vinhos Conceito, projeto familiar liderado pela enóloga Rita Marques no Douro Superior, é um dos produtores em destaque num artigo recente partilhado por Mark Squires, crítico e provador oficial da The Wine Advocate. Para além das pontuações elevadas, o crítico lança rasgados elogios à gama Conceito.
A prova vertical realizada por Mark Squires incluiu várias colheitas de Conceito Tinto e Conceito Branco, a partir do ano de 2006. No global, o destaque foi para a “consistência notável” e a capacidade de envelhecimentos dos vinhos.
Entre as principais pontuações, o Conceito Branco 2011 recebeu 95 pontos, igualando a melhor pontuação de sempre atribuída a um branco português. Aqui, é identificado como “Early”, tendo um promissor futuro pela frente. Com a mesma nota ficou ainda Conceito Tinto 2011, comprovando a excelência das colheitas desse ano.
O crítico reforçou que não é a primeira vez que se refere aos vinhos Conceito como um grande produtor. Na verdade, considera-os como uma das “estrelas emergentes do Douro”, pela dedicação de Rita Marques, um talento comprovado e reconhecido.
Para a enóloga Rita Marques, autora do projeto, “estes ótimos resultados advêm não só da consistência dos vinhos, mas acima de tudo da consistência da marca Conceito e essa é construída através de um esforço coletivo.”
Os vinhos Conceito estão já nos quatro cantos do mundo e conquistam, colheita após colheita, até os mais difíceis paladares. Como afirma Squires, “Escolha uma colheita – dificilmente ficará desiludido.”
Redes Sociais