O Chef Alexandre Silva é o chef responsável pela consultoria, na área de gastronomia, do projeto ‘Inovar a Gastronomia Regional’, promovido pela ACIF-CCIM (Câmara do Comércio e indústria da Madeira)

chef Alexandre Silva 250

Este projeto visa criar uma cultura de inovação no receituário dos restaurantes de 16 unidades hoteleiras da região, potenciando a utilização de produtos gastronómicos regionais, numa lógica inovadora, aliada a novas técnicas de confeção. O processo de consultoria gastronómica desenvolveu-se em duas fases distintas. A primeira fase passou por auscultar os produtores e a opinião dos Chefs das unidades hoteleiras locais sobre o potencial da Madeira na área da gastronomia. A segunda fase desenrolou-se no terreno, com especial foco nas novas abordagens culinárias, dotando os chefs de novos conhecimentos e novas propostas.

As 16 unidades hoteleiras envolvidas no projeto da ACIF-CCIM, são hotéis de quatro e cinco estrelas: Hotel Royal Savoy, Hotel Garden’s, Hotel Pestana Promenade, CHoupana Hills, Gallo Resort, Belmond Reids Palace, Pestana Grand, Pestana Carlton, Hotel Baía Azul, SAccharum Hotel, Quintinha de São João, Quinta das Vistas, Casa Velha do Palheiro, Quinta da Casa Branca, Quinta da Serra, Hotel Quinta da Bela Vista.

O projeto ‘Inovar a Gastronomia Regional’ surge no âmbito do projeto “Mais Restauração”, financiado pelo Programa Rumos.  O módulo de gastronomia termina hoje, com a realização de um show cooking, onde participam os diversos Chefes que aderiram a esta ação. Num total serão 53 horas de consultoria na área da Gastronomia, do Design & Decoração e Marketing.