Pedro Pena Bastos, Marlene Vieira e João Oliveira são os três chefes convidados por Ricardo Costa para preparar um jantar verdadeiramente “Entr’Amigos”, a realizar a 17 de novembro

O restaurante Mira Mira by Ricardo Costa, no quarteirão cultural WOW, em Vila Nova de Gaia, será a morada de um encontro único e um menu exclusivo. Os lugares são limitados e as reservas já estão disponíveis.

Desde abril que o Mira Mira by Ricardo Costa se tornou uma segunda casa (gastronómica) para o Chefe, que tem mostrado, em pleno quarteirão cultural WOW, em Vila Nova de Gaia, um lado mais descontraído do fine dining e da sua cozinha identitária. Agora, as portas abrem-se a uma nova experiência: jantares exclusivos e confecionados a várias mãos por chefes que são desafiados a preparar um menu único.

Depois de uma primeira edição do jantar “Entr’Amigos”, que em junho contou com a presença dos chefes Rui Paula, Pedro Lemos e Tiago Bonito, chegou a vez de Pedro Pena Bastos (Cura), Marlene Vieira (Marlene Vieira Food Corner, Zunzum Gastrobar e Marlene) e João Oliveira (Vista) serem os protagonistas de uma noite especial.

“Mais do que convidados, são verdadeiros amigos com quem partilho o meu percurso e um profundo respeito pela gastronomia portuguesa, pelo produto e pela sazonalidade. Esta visão conjunta tornará o jantar em algo único tanto para nós, que iremos prepará-lo, como para o público que venha experienciar esta noite no Mira Mira”, explica Ricardo Costa, Chefe galardoado com duas estrelas Michelin no Restaurante Gastronómico, no The Yeatman Hotel.

Pedro Pena Bastos está ao leme do restaurante Cura, instalado no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, tendo conquistado em 2021 uma estrela Michelin. Com o Chefe Ricardo Costa, foi um dos jurados do programa MasterChef, emitido pela RTP, e tem surpreendido pela simplicidade e sazonalidade das suas propostas gastronómicas. Marlene Vieira é uma mulher do Norte, conta com três espaços abertos em Lisboa e a sua cozinha exprime toda a portugalidade, dos ingredientes aos detalhes, da técnica ao sabor. Do Algarve chega o Chefe João Oliveira, responsável pela cozinha do Vista, restaurante do hotel Bela Vista, em Portimão. Com uma estrela Michelin desde 2017, foi subchefe de Ricardo Costa no Restaurante Gastronómico, no The Yeatman Hotel, passou pela Casa da Calçada e nos últimos anos tem apostado numa abordagem criativa entre o mar e a sustentabilidade.

Será este o painel de convidados que irá trazer a sua identidade, inspiração e influência para a cozinha do Mira Mira by Ricardo Costa.  Tudo começa com um cocktail de boas-vindas, a partir das 19h00, onde a vista privilegiada sobre a cidade do Porto e rio Douro compõem o cenário e a animação está garantida pela música de um DJ. O menu, especialmente pensado para esta noite, irá incluir quatro snacks, cinco pratos principais e três sobremesas. Para complementar a experiência gastronómica, o jantar “Entr’Amigos” contará ainda com uma seleção de vinhos que harmonizará com cada prato. 

“O Mira Mira é, para mim, um espaço de descontração e experimentação. Por isso, tornou-se natural abrir as portas desta minha ‘casa’ a outros Chefes e produtores com quem possa partilhar a maior liberdade que a cozinha do Mira Mira me permite ter. Acredito que a combinação de abordagens e visões vai contribuir para criar algo diferenciador, servido em momentos únicos e irrepetíveis”, sublinha Ricardo Costa.

O Jantar “Entr’Amigos” acontece a 17 de novembro, sexta-feira, no restaurante Mira Mira by Ricardo Costa, entre as 19h00 e as 00h00, e tem o valor de 250€ por pessoa, com suplemento vínico incluído. As crianças até aos 3 anos são convidadas e dos 4 aos 11 anos aplica-se uma redução de 50% sobre o valor do menu. Os lugares são limitados e as reservas já estão disponíveis.

Aproveite ainda a passagem pelo quarteirão cultural WOW, em Vila Nova de Gaia, para visitar os últimos dias da exposição “The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art”, uma mostra em parceria com a Tate, patente no novo Museu Atkinson até 19 de novembro.