O bacalhau possui proteínas de alto valor biológico, e, como é um alimento seco, as proteínas estão presentes em maior quantidade, quando comparado a um peixe fresco

bacalhau 600
Foto de Pedro do Canto Brum

O bacalhau é mais nutritivo que o peixe, a carne e o frango. É um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. Possui baixo teor de gordura e é rico em proteínas de elevado valor biológico. Contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3.

Na sua versão mais simples, cozido, acompanhado com uma boa couve portuguesa, batata, cenoura e ovo cozido, regado com um bom azeite e temperado com alho, vinagre e uma mistura de 5 pimentas, temos um excelente prato natural de natal.

Existem cinco tipos de bacalhau que podem receber três classificações de qualidade:

Tipos de bacalhau:

Cod Gadus Morhua
Considerado o mais nobre, o Porto é fácil de identificar: é o maior, mais largo, com postas mais altas e com cor palha uniforme. Quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras.

Cod Gadus Macrocephalus
Vem do Pacifico Norte ou do Alasca e é muito parecido com o Porto. A carne, quando cozida, é fibrosa e não se desfaz em lascas. Uma maneira de diferenciá-lo do Porto é observar se o rabo e barbatanas apresentam uma espécie de bordado branco nas extremidades.

Saithe
É mais escuro e tem sabor mais forte que os dois anteriores, sendo ideal para bolinhos, saladas, risotos e ensopados, pois, quando cozido desfia facilmente.

Ling
O mais estreito dos bacalhaus, tom claro e bonito, pode ser usada tanto para postas como para pratos que pedem a carne desfiada.

Zarbo
O menor de todos os bacalhaus, sendo a carne escura e fibrosa quando cozida.

As três classificações de qualidade: 

Corrente e Crescido
O bacalhau corrente tem um peso entre os 0,5kg e o 1kg, enquanto que o crescido tem entre 1kg e 2kg.
Ideal para caldeiradas e para preparar pratos compostos, como por exemplo bacalhau com natas, espiritual, pataniscas, pasteis de bacalhau, empadão, lasanhas, entre outros.

Graúdo
É um bacalhau com um peso entre os 2kg e os 3kg.
Ideal para servir à posta cozido, assado ou gratinado ou para tirar filetes.
A demolha dura até 48h devido a sua espessura e teor de sal.

Especial
É um bacalhau com um peso entre os 3kg e os 4,5kg.
Ideal para confecções mais elaboradas como pratos de lascas de bacalhau, mas também para servir em postas cozidas, grelhadas ou assadas no forno.
Porque é muito alto na parte central, a sua demolha é mais demorada.