Os talhos do pai, as hortas da avó e a cozinha da mãe estão no ADN do chef Júlio Pereiro e levaram-no, em 1993, à Escola de Hotelaria do Estoril. Daí, percorreu o mundo trabalhando em países como Itália, Espanha, Brasil, Angola e São Tomé e Príncipe, em unidades que ainda hoje são referências internacionais.

Com esposa de origem madeirense, acabou por voltar para o Funchal em 2018, altura em que nasceu o restaurante Kampo, espelho de toda a sua vivência: as origens, com as carnes, os produtos do campo e a sua, sempre que possível, sazonalidade como pano de fundo.

Com simplicidade, técnica e muito sabor, Júlio Pereira e a sua jovem equipa garantem uma excelente performance e uma qualidade de serviços muito cativante e eficaz. A sua cozinha aberta permite que todos tirem partido (particularmente quem está sentado ao balcão) da concentração e profissionalismo por que primam enquanto preparam e empratam as opções solicitadas.

Numa degustação com base na carta existente, foi possível ver a transversalidade atrás descrita em tudo quanto foi servido.

Corneto de atum; sardinha maracujá e beringela; cogumelos, ovo e chouriço; mendinha lacada; arroz negro com polvo; carne ao filete de novilho e duxelle; tendo como sobremesa caramelo salgado, chocolate e amendoim: foram estas as opções que deram uma visão global da consistente cozinha praticada.

Posteriormente, nasceu o Akua, este com mais incidência nos sabores do mar, mas mantendo também uma jovem e funcional equipa.

O Kôdea bakery é a última criação, dedicado a um dos produtos mais consumidos e apreciados, o pão, que é verdadeiramente imperdível e que além de poder ser apreciado nos outros dois espaços, podem também ser adquirido ao balcão. Uma padaria sem pressão nos seus processos de produção e que conta sempre com a ajuda da Massa Mãe da casa.

Mas não é só na cozinha que Júlio Pereira demonstra todo o seu labor. Dois vinhos (Ti Júlio) bastante gastronómicos e, consequentemente, de vasta abrangência nas suas harmonizações, e com uma relação qualidade-preço muito interessante fazem parte da sua carta de vinhos: um branco das castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro e um tinto de Alicante Bouschet, Trincadeira e Aragonês.

Júlio Pereira é indiscutivelmente uma peça valiosa e um chef de valor acrescentado na montra gastronómica funchalense. A não perder…

Texto de Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva