Decorreu entre os dias 24 e 25 de Outubro, nas instalações da Controlvet, em Tondela, a edição de 2013 do “CONCURSO QUEIJOS DE PORTUGAL”, organizado pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios
Dentro das 18 categorias de queijo abertas a concurso, apresentaram-se 163 referências, provenientes de 56 fabricantes nacionais, das mais diversas proveniências e dimensões, numa demonstração da qualidade da indústria queijeira nacional, tendo a edição de 2013 sido considerada um sucesso, como realçou o Presidente da Direcção da ANIL, Sr. Manuel Casimiro de Almeida. No âmbito do evento “Encontro com Vinho e Sabores” que decorreu de 8 a 11 de Novembro, realizou-se a cerimónia da entrega de prémios, com um vencedor e duas menções honrosas por cada categoria. Para a categoria queijos fresco (vaca) o vencedor foi o Montiqueijo da Montiqueijo, Lda, queijo fresco (ovelha) o Tété da Tété da Tété II produtos Lácteos, lda, queijos fresco (cabra) o Lactifeita da Lactifeita Unipessoal, Lda, queijo fresco (mistura) Queijaria Licínia da Licínia Maria Simões das Neves, requeijão (vaca) Lactifeita da Lactifeita Unipessoal, Lda, requeijão (ovelha) Vitor Fernandes da Vitor Fernandes Queijaria Artesanal, lda, requeijão (mistura) Montiqueijo da Montiqueijo, Lda, flamengo o Trevo da Lacticínios Halos, S.A., vaca (cura normal) o Valformoso da Insulac Produtos Lácteos Açoreanos, S.A., vaca (cura prolongada) o Quinta da Tapada Lacticínios Halos, S.A., Ilha o Beira da Uniqueijo, UCRL, ovelha (cura normal) o A.Anastácio & Fos. De António Anastásio & Filhos, Lda, ovelha (cura prolongada) Queijaria Vaz de Arménio Adérito Vaz, cabra (cura normal) Seia da Queijos Lagos e Derivados, Lda, cabra (cura prolongada) o Quinta da Cabreira da Lactibar Lacticínios do Sabugal, S.A., mistura (cura normal) Três Igrejas da Queijo Saloio Indutria de Lacticínios, S.A., mistura (cura prolongada) Três Igrejas da Queijo Saloio Industria de Lacticínios, S.A. e finalmente novos sabores o Nova Açores da Unileite, UCRL, segundo fonte da ANIL. A lista completa pode ser consultada no site da ANIL.
Alguns destes queijo serão apresentados pela primeira vez a nível internacional em Londres no dia 3 de dezembro, pelo Alivetaste, em notícias a desenvolver brevemente.
por Mário Rodrigues
Redes Sociais