No restaurante da Herdade do Esporão o Chef Pedro Pena Bastos trabalha a sazonalidade dos ingredientes, os silvestres ou os produzidos na Herdade, bem como a sua preservação nos períodos de maior abundância e vibração, para que agora possam ser utilizados na carta com as quatro propostas de menu – Vinha, Montanheira, Tempo da Terra e Vegetariano

Cevada tostada, camomila e flores época

O conceito Tempo da Terra privilegia a simplicidade dos sabores, a alta qualidade e os ciclos dos ingredientes. Esta vivência harmoniosa com a Natureza permite ao Chef Pedro Pena Bastos apresentar frequentemente novidades e alterações à carta. Não se trata de um novo menu, são antes adaptações que têm em conta a sazonalidade dos produtos. Aos comensais promete-se uma redescoberta do restaurante a cada visita. A atual carta oferece desta forma os sabores da estação, trufas de verão, erva-luísa, alperces, pêssegos, morangos e alho selvagem, são alguns dos ingredientes de época que adornam os pratos. Da cavala ao porco preto, passando pelo pregado até ao borrego alentejano, são várias as combinações harmoniosas que o Chef propõe.

A experiência começa com o pão e a manteiga caseiros, bem como uma degustação de Azeites Virgem Extra Esporão. Os torresmos de grão com algas e mousse de ovas de bacalhau, os pezinhos de porco envolvidos em gelatina de shiso, estreiam a mesa e convidam ao início da viagem de sabores.

Artigo sobre Herdade do Esporão
Video sobre enoturismo