A Tapada de Coelheiros colheita de 2020, é um vinho tinto que reflete a essência de um clássico do Alentejo, reafirma o compromisso da marca com a agricultura regenerativa e a sustentabilidade e espelha a natureza vibrante e autêntica da região, valorizando práticas que enriquecem o solo.
A Tapada de Coelheiros trabalha com um modelo agrícola de futuro, regenerando o que tem hoje, para que possa existir amanhã. Assim nascem os seus vinhos, de parcela a parcela, numa composição que se tece em profunda ligação com a terra e a natureza. A abordagem de agricultura regenerativa e orgânica é, para a marca, um compromisso, significa a não utilização de produtos de síntese química e o recurso a práticas de maneio subtil das culturas. O foco está também em restaurar e potenciar a fertilidade dos solos, para que a sua vida microbiana (bactérias e fungos que os compõem) possa manter os seus processos naturais, verdadeiramente curadores da terra, sendo a Tapada de Coelheiros apenas a facilitadora destes processos.
De acordo com João Raposeira, responsável de viticultura e ecossistemas, “Na Tapada de Coelheiros, trabalhamos de mãos dadas com a natureza. A agricultura regenerativa permite-nos devolver à terra o que ela nos oferece, promovendo um ciclo de vida sustentável e saudável para o solo. Cada vinho produzido aqui é o resultado destas práticas que não só protegem o ecossistema, mas também enaltecem a autenticidade do terroir do Alentejo.”
O ano de 2020 foi marcado por condições climáticas desafiadoras e distintas. Após um inverno particularmente chuvoso, que contribuiu significativamente para a reposição das reservas hídricas no solo, a primavera apresentou-se amena – estas condições, permitiram garantir a qualidade e equilíbrio deste clássico, resultando num vinho tinto fiel ao portfólio de Tapada de Coelheiros, mantendo a sua consistência e identidade.
O Tapada de Coelheiros Tinto 2020, distingue-se pela sua expressão vibrante, com notas de frutas vermelhas maduras e uma acidez equilibrada, sendo a escolha ideal para os apreciadores de vinhos alentejanos de alta qualidade. Elaborado a partir de um blend cuidadosamente seleccionado, a partir das castas de Cabernet Sauvignon (70%) e Alicante Bouschet (30%). Um vinho marcado por uma complexidade aromática e uma textura aveludada, de cor rubi com reflexos granada, revela-se na boca, encorpado e estruturado, com taninos bem integrados e uma acidez que lhe confere frescura. O estágio prolongado em madeira e garrafa proporciona-lhe uma textura sedosa e um final longo e persistente, com destaque para as notas de café e madeira tostada.
Segundo Luís Patrão, enólogo responsável pelo projeto, “A colheita de 2020 é um reflexo puro do terroir e das práticas regenerativas aplicadas na Tapada de Coelheiros. Cada colheita reafirma o nosso compromisso com a produção de vinhos que respeitam e devolvem à terra o que dela retiramos, assegurando um ciclo de cultivo sustentável e de elevada qualidade.”
Com 53 hectares de vinha certificada biológica, Tapada de Coelheiros, possui a certificação de Produção Sustentável pelo “PSVA” (Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo). Esta conquista reflete também uma visão integrada da produção sustentável de vinhos, onde a preocupação com o meio ambiente e a comunidade local estão intrinsecamente ligadas à produção de vinhos de alta qualidade.
O Tapada de Coelheiros Tinto 2020, está disponível para compra no site (na loja online) e em pontos de venda habituais. Tem o P.V.P. recomendado de 30€.
Redes Sociais