Na última reunião realizada dia 3 de abril, o Painel Nacional de Avaliação de Vinhos que reúne no Hotel Hilton Porto-Gaia, elegeu mais três vinhos portugueses, um branco da região dos Vinhos Verdes, um espumante de Trás-os-Montes e um tinto do Alentejo.

Neste último painel realizado a 3 de abril, o 26º, saíram vencedores os seguintes 3 vinhos, com harmonização sugerida, num trabalho do Manuel Moreira:

Branco Consorte Arinto 2020 do Vinho verde – 17,4 pts

Produtor Adega da Vara

É um vinho com corpo intenso e rico bem distante da ideia dos vinhos da região. O trabalho com barrica é bem evidente e determina a ligação à mesa. O vinho mantém uma certa delicadeza e boa presença ácida, que o torna apto à parceria com sabores refinados, como uma vieira corada, mas com estrutura para um peixe no forno, ou em caldeirada. Os queijos, serão companhia a explorar. Se for irredutível da carne, tem estofo diante de um peito de frango, coelho na Púcara ou lombo de porco recheado com pinhões.

Espumante Hehn Reserva 2014 Távora-Varosa – 17,1 pts

Produtor Familia Hehn

Este é um espumante que se destaca pela admirável complexidade e riqueza de sensações, por efeitos da longa permanência com as borras. A frescura, essa, mantém-se intacta. Pede iguarias e pratos que podem, ao simultaneamente, ser finas e ter grande sabor. Lavagante corado, robalo de mar com crosta de pão e ervas, são propostas de requinte. Pratos com elementos “terra”, ou umami,  cogumelos em risotos e massas podem ser um excelente desafio e não que ter medo em o por diante de uma tábua de queijo.

Discórdia Reserva 2019 do Alentejo – 17,6 pts

Produtor Herdade Vale d’Évora

Mesmo oriundo da acalorada Mértola, no sul alentejano, entendido no corpo amplo e de sabores intensos de fruta negra e alguma especiaria, encontra-se afinado por uma inesperada elegância. Só isso o faz polivalente na ligação à mesa. Pratos de comedida intensidade e suculência, mas com sabor e alguma noção de vivacidade. Pratos de carne com cortes macios, como lombo ou costeleta do cachaço, junto de ervas aromáticas, molhos com base em tomate ou pimentos, estufados ou ensopados, podem ser escolha conveniente. Mesmo se a iguaria principal for peixe. Atum, tamboril ou espadarte à cabeça.

O próximo painel decorre a 8 de maio, terá a enóloga Sandra Gonçalves como convidada especial para esta sessão. Os Painéis anteriores tiveram como convidadas a enóloga Sandra Tavares da Silva da Wine & Soul, a produtora Joana Santiago da Quinta de Santiago, Joana Pinhão dos projetos Casal das Aires, Parapente e Somnium e Susana Esteban dos vinhos Procura além de outros projetos.

O Painel é composto por (ordem alfabética) por 15 personalidades ligadas aos sectores dos vinhos e gastronomia que, através de propostas alicerçadas nas preferências individuais, dão o mote para uma avaliação cega e descomprometida dos produtos vínicos portugueses:

Adácio Ribeiro (sommelier Vila Foz Hotel & Spa), Bento Amaral (Wine Inspiring Executive na empresa Humanwinety – e Universidade Católica Portuguesa), Celeste Pereira (Greengrape), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (jornal Público), Luís Machado (arquiteto, empresário e produtor de vinhos), Manuel Moreira (consultor vínico e revista Grandes Escolhas), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Paulo Russel-Pinto (IVDP), Renato Cunha (Chef de cozinha do Ferrugem), Lígia Santos (Chef de cozinha Casas da Li e primeira Master Chef em Portugal),Tim Hogg (Biólogo Escola Superior de Biotecnologia – UCP e Universidade Católica Portuguesa), Sérgio Cambas (CEO Grupo Prumo/Brasão), Mónica Gonçalves (Diretora geral Hilton Porto Gaia) e uma enóloga a convidar por sessão, são os profissionais que integram o painel e efetuam uma seleção mensal de vinhos em prova – de mesa e fortificados.

Datas ainda previstas para 2023: 8 maio; 5 junho; 10 julho; 2 outubro e 6 novembro. O jantar de entrega de prémios está previsto para 17 de novembro.

O Painel é organizado pelo Alivetaste.com e tem o apoio do Hilton Porto Gaia, Garage Wines, Restaurantes Prumo e Personalizart.

Vídeo de divulgação do Painel: www.youtube.com/watch?v=T52oktCie3Y