Resultado do trabalho consciente e comprometido com a cadeia local que desenvolve no seu restaurante Ó Balcão, o chef escalabitano é agora representante oficial da gastronomia da região

O chef Rodrigo Castelo foi nomeado como Embaixador para a Gastronomia de Santarém, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Santarém, na qual Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara, e João Leite, vereador com o pelouro do turismo e grandes eventos, entregaram o prestigiado título – e o primeiro neste âmbito – ao chef Rodrigo Castelo, na apresentação de um conjunto de iniciativas do município que pretende posicionar Santarém como capital nacional da gastronomia.

“Todos temos a esperança que o Rodrigo Castelo ganhe, um dia, a sua Estrela Michelin”, disse o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, explicando que esta aposta forte na gastronomia faz parte da estratégia diferenciadora que o município tem vindo a seguir. “Temos que ser diferenciadores ao nível de um produto turístico estruturado. Do ponto de vista gastronómico, estamos um pouco mais à frente graças ao trabalho do Rodrigo Castelo e de outros grandes chefes da cidade, mas esperamos chegar lá também noutras vertentes”, explicou Ricardo Gonçalves.

Para Rodrigo Castelo este foi, sem dúvida, um reconhecimento merecido e justificado, que ao mesmo tempo foi uma muito agradável surpresa, e um orgulho enorme para o chef e toda a sua equipa, e para a região que ganha assim um importante representante no mundo da gastronomia, o que irá impulsionar o turismo e a restauração do Ribatejo.

“Estou muito feliz! É para mim uma honra, ao mesmo tempo que me deixa mais confiante e orgulhoso do trabalho que tenho vindo a desenvolver com a cozinha da região. Ser a “cara” da gastronomia da região de Santarém é uma grande responsabilidade, mas também uma motivação para continuar a descobrir, a redescobrir, e a promover o que de melhor a nossa região tem. Nada disto seria possível sem os produtores, com quem trabalho com grande proximidade, e a riqueza dos produtos que o rio e a terra ribatejana nos dão. O rio é uma fonte riquíssima que me tem dado o mote para aprender mais e desenvolver todo um trabalho à volta do seu ecossistema, mas toda a produção local, da carne aos vegetais, tem sido a minha matéria-prima e a minha inspiração para mostrar a gastronomia da minha, da nossa, região. – afirma o chef.

Esta aposta no reconhecido chef de cozinha escalabitano faz parte da estratégia da Câmara Municipal de Santarém de promover e consolidar a forte relevância do concelho no campo da gastronomia. É de relembrar que a cidade de Santarém organiza anualmente o único Festival Nacional de Gastronomia do país, e que vai este ano já para a sua 42ª edição. Alinhadas com este empenho em valorizar a cozinha da região, dando voz aos produtores locais, e dinamizando o setor no concelho, foram definidas diversas iniciativas que ao longo do ano irão ter lugar na cidade. O primeiro evento vai acontecer já no próximo mês de abril, nos dias 21, 22 e 23.