Constituído por vinhos com mais de 70 anos e o lote de 40 cascos, sendo um verdadeiro Tawny velho que representa a qualidade e autenticidade dos Vinhos do Porto Sandeman envelhecidos em casco

sandeman cask 33 450

Cask 33 é, como o próprio nome indica, um casco único de Vinho do Porto Tawny muito velho que inclui na sua composição vinhos com mais de 70 anos e que têm em comum o facto de terem nascido e sido acompanhados por várias gerações de provadores da Sandeman. Lançado para despoletar a celebração dos 225 anos da marca, em 2015, Sandeman Cask 33 está agora a ser apresentado aos mercados, e para Portugal, o berço deste grande vinho, estão naturalmente reservadas algumas garrafas. Há muito reconhecida como a principal casa de Tawnies velhos, em meados do século XIX, aproximadamente em 1850, a Sandeman tomou a importante decisão de armazenar e envelhecer alguns dos seus melhores vinhos nas suas caves nas margens do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. O lote de 40 cascos onde se insere este Cask 33 foi preparado em meados do século XX e tem hoje uma idade média de cerca de 600 meses (terminologia usada na Sandeman para contabilizar o período de envelhecimento dos vinhos, remontando, neste caso, para início dos anos 60). Com milhares de vinhos em cave, uma das tarefas da equipa de enologia da Sandeman é fazer a prova de cada lote e cada casco para não só averiguar a sua evolução mas também, apenas quando necessário, proceder a minúsculos ajustes na sua composição, sempre mantendo o estilo da marca. “Este casco em particular permaneceu intacto durante 2 anos. E em janeiro deste ano, quando o Luís provou novamente o vinho, sabendo do nosso desejo por algo especial para celebrar o 225º aniversário da Sandeman, de imediato se apercebeu do caráter e evolução promissora do Cask 33”, explica George Sandeman sobre o motivo da escolha para esta edição limitada. Utilizado normalmente como o toque final na emblemática gama de Tawnies velhos da Sandeman, deste lote de 40 “pela primeira vez na história da Sandeman, se decidiu engarrafar e lançar um único casco, o nº33, fruto das suas qualidades sublimes que simbolizam o auge do nosso estilo de Vinhos do Porto Tawny”, conclui o diretor de enologia, Luís Sottomayor.

Cor aloirada, com ligeiras nuances esverdeadas. Aroma de grande complexidade e intensidade, sobressaindo notas especiadas a pimenta, gengibre, noz-moscada e caril. Presença de aromas balsâmicos a caixa de tabaco e madeiras exóticas, como o sândalo e o pau-preto, bem como frutos secos como a amêndoa e a avelã. Apresenta-se levemente iodado, fruto de uma longa maturação em casco. Na boca tem um ataque pujante, revelando notas especiadas a pimenta, caril e noz-moscada. A acidez viva confere-lhe uma frescura assinalável, culminando num final extremamente longo, de grande harmonia e complexidade.

Veja o vídeo excelente aqui
See the excelente vídeo here