Já é conhecida a designação do novo capítulo do projeto Talhão assinado pela Família Margaça, disponível em quantidades muito limitadas, sendo o segundo lançamento de um vinho premium da Família que mantém erguida a bandeira de defesa pela legitimidade da região que representa.

Há 50 anos que a Família Margaça se dedica à produção de vinho na pitoresca freguesia de Pias – região pequena em dimensão geográfica, mas de grande valor histórico para um país que rapidamente se rendeu às particularidades do seu terroir.

Ao longo das primeiras cinco décadas do projeto que se mantém na terceira geração da família, honrar Pias como uma legítima origem alentejana tornou-se na missão incessante do produtor, que não se manifesta apenas através da imagem dos rótulos dos vinhos de nome próprio, mas também pela forma como, através da experimentação, procura chegar a novos patamares de qualidade. E é deste compromisso que surge, agora, a oportunidade de conhecer um novo topo de gama.

Chega ao mercado o Família Margaça – Talhão 01 Tinto 2020, referência que marca a continuidade de um projeto de microvinificações realizadas entre várias castas da propriedade. A decisão de criação de um sucessor do Talhão 37, distinguido, no ano passado, com o prémio de “Best of Show Alentejano” no concurso internacional Mundus Vini, foi confiada inteiramente às regras da natureza. Foram estas que determinaram que as uvas colhidas no talhão 1, localizado na vinha do Monte Branco, ocupassem um lugar de destaque no portefólio da Família Margaça.

Segundo Luís Margaça, atual administrador, “o período entre 2019 e 2020 significou um ponto de viragem na nossa história. Foi por esta altura que se começaram a revelar os resultados de uma visível melhoria dos solos, graças a investimentos no sistema de rega das nossas vinhas e equipamentos técnicos. Fizemos igualmente o merecido relançamento da marca e dos vinhos “Família Margaça” e continuámos a implementar métodos nos processos enológicos que nos permitissem alcançar vinhos de qualidade superior”.

Sobre o Talhão 01, o produtor acrescenta: “esta nova referência resulta dessa simbiose entre novas técnicas aplicadas no campo – em que privilegiámos uma agricultura regenerativa e sustentável – e na adega – através do respeito metodológico, controlo e avaliação do potencial e a elasticidade de várias castas autóctones”.

Complexo, elegante e intenso, o Talhão 01 evidencia as características da casta de origem – Touriga Nacional, aperfeiçoadas num estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, essencial para elevar todos os aromas e nuances de prova que se querem garantir num topo de gama. O tanino fino e aveludado e a acidez equilibrada comprovam a clara apetência gastronómica, uma das principais assinaturas da equipa de enologia da Família Margaça.

Seja para acompanhar pratos intensos e bem condimentados de forno, típicos da gastronomia alentejana, ou para desfrutar por si só, o produtor deixa algumas recomendações para o momento de serviço: o Família Margaça Talhão 01 estará pronto a ser apreciado em pleno, mas também beneficiará com 2 a 3 anos de guarda.

Espera-se uma experiência de prova deste novo lançamento da Família Margaça bastante disputada, uma vez que apenas estão disponíveis 2.500 exemplares desta edição. O vinho pode ser encontrado nas superfícies dos parceiros de distribuição Garrafeira Soares e Estado Líquido ou na loja online do próprio produtor. O preço recomendado de venda é 27,95€.

Para mais informações sobre os vinhos premiados, aceder ao link: www.tinyurl.com/FMTalhao01