Renato Cunha, chef e proprietário do restaurante Ferrugem, e a sua mulher, Anabela Rodrigues Cunha, arquiteta, desenharam um novo ciclo de experiências do #ircomsedeaopote® para 2025

Com início a 31 de maio, o cartaz mantém as habituais 10 edições anuais, sempre ao sábado, entre as 17 e as 22 horas, na Casa Ana Monteiro, a 200m do Ferrugem.

O projeto tem conquistado cada vez mais entusiastas e tem sido objeto de vários prémios e notícias nacionais e internacionais, com destaque para uma Menção honrosa nos Prémios Best of Wine Tourism 2025 by Great Wine Capitals, na Categoria Experiências Gastronómicas; finalista no Prémio Nacional de Turismo 2024 na Categoria Turismo Gastronómico e vencedor da Melhor experiência turística de 2022 nos Prémios Inovação e Turismo do Minho pelo Consórcio Minho IN. Recentemente foi destacado na prestigiada revista Forbes como um dos “top stop for foodies to visit in Porto 2025”, num artigo da jornalista Isabelle Kliger (https://www.forbes.com/sites/isabellekliger/2025/02/28/porto-for-fine-dining-lovers-6-stops-in-portugals-second-city/).

Cozinhando em potes de ferro fundido e ao ar livre, a proposta baseia-se num exercício de partilha gastronómica e cultural, em que o chef mostra a sua versatilidade gastronómica e a paixão pelas origens e promove a tertúlia à volta dos produtos e da técnica ancestral de cozinhar no fogo. São invocados pratos de conforto, do imaginário rural, por vezes com combinações improváveis, que resultam em iguarias de aspeto popular e sabor absolutamente sofisticado.

A atmosfera é elegante e descontraída e o serviço, volante, pauta-se por uma informalidade esclarecida, com o objetivo de promover a interação entre todos os participantes e dos participantes com o chef e a sua equipa.

O alinhamento gastronómico é “às cegas”, por forma a que os convidados sejam permanentemente estimulados com a descoberta de diferentes produtos, combinações e técnicas de confeção, numa experiência imersiva na ruralidade, com a afirmação de valores como a sustentabilidade, a sazonalidade e a produção local.

O #ircomsedeaopote® conta com a participação de alguns chefes convidados e produtores de vinhos, desafiados pelos anfitriões a apresentarem vinhos especiais, preferencialmente colheitas mais antigas e em garrafas de grandes formatos. Juntam-se ainda produtores das mais variadas áreas, com destaque para a “Infusões com História”, parceiro oficial, que preparara um blend especial com plantas aromáticas, de edição única, para cada evento.

Há vários anos que o casal aposta em experiências imersivas na ruralidade, juntando três espaços, cujas funções se complementam: o restaurante Ferrugem e o alojamento local no Casal de Maganhe e na Casa Ana Monteiro. A afinidade de objetivos e a proximidade física destes lugares, estabeleceu, naturalmente, um cluster integrado, com um propósito de autossuficiência, baseada no produto local, na identidade, no conhecimento e na cultura, que apelidaram de _ferrugem 2.0.