Na vinha e olival, na adega e lagar, no enoturismo e à mesa, todas as atividades são regidas de acordo com os ciclos da natureza, em perfeita harmonia com o que ela oferece, vivendo-se de acordo com o “Tempo da Terra”

Porco Preto HE mil folhas de batata, levístico, morcela e borras de licoroso 450
Porco Preto HE mil folhas de batata, levístico, morcela e borras de licoroso. Foto Alivetaste/Pedro do Canto Brum.

O novo menu “Tempo da Terra” do Restaurante da Herdade do Esporão traduz a procura de uma cozinha única, seguindo os ciclos da natureza, utilizando os sabores próprios de cada estação. Um regresso às raízes ancestrais da gastronomia do Alentejo, combinando o conhecimento moderno com o respeito pela tradição, que resulta numa abordagem contemporânea dos pratos de acordo com a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. Este compromisso gastronómico, que se iniciou em 1997, é agora assumido pelo Chef Pedro Pena Bastos e que representa uma evolução natural na cozinha do Esporão. O tema, “Tempo da Terra”, enquadra-se também num ciclo de experiências e é transversal a toda a oferta do Enoturismo da Herdade do Esporão.

A orientação do excelente Chef Pedro Pena Bastos pelo orgânico, privilegia a simplicidade dos sabores, alta qualidade dos produtos e sazonalidade dos ingredientes, assente na cultura de qualidade e paixão do Esporão pelo vinho e gastronomia do Alentejo. O novo menu oferece sabores da estação, com alguns ingredientes provenientes da Herdade do Esporão, como os hortícolas, frutos ou ervas, ou ainda, o porco preto criado no montado da herdade. Outros produtos da região como os queijos, peixe e lagostins do rio ou mesmo as carnes de caça, provenientes de diversas parcerias com produtores locais, marcam também presença na cozinha do restaurante.

O Chef Pedro Pena Bastos afirma: “O facto de termos a possibilidade de produzir e acompanhar in loco na Herdade do Esporão, na nossa horta e com os nossos animais, alguns dos ingredientes com que trabalhamos, é fundamental no caminho que estamos a traçar. Esse conhecimento profundo e diário dos produtos é algo que pretendemos manter e transmitir. As tradições aportam também outras perspetivas que inspiram novas técnicas e métodos de confeção, de modo a que se enquadrem nos princípios pelos quais nos regemos. Pretendemos proporcionar uma experiência de elevada qualidade, diferenciadora, em que o local, de uma forma transversal terá sempre que assumir um papel de destaque”.

Veja o vídeo