Até 30 de novembro, a Cantina de Ventozelo celebra a anual da apanha da azeitona, e a festa, como sempre, acontece à mesa: tanto ao almoço como ao jantar, os clientes do restaurante de Ventozelo Hotel & Quinta poderão degustar um menu especial inspirado no Azeite Novo, resultante da apanha, por varejo manual, a decorrer naquela quinta duriense
Dividido em quatro momentos, este menu elaborado pelo chef José Guedes vai estar disponível todos os dias da semana, até ao final do mês.
Com aroma e sabor a fruta verde, o azeite novo será o grande protagonista desta proposta exclusiva, dando-se assim palco ao seu perfil único, só possível de apreciar nesta fase. Bola de azeite, Laranja fidalga, Perdiz de Escabeche com pão de entre-lenha de Ervedosa, Bacalhau à Lagareiro com esparregado de couves da horta de Ventozelo e Pudim de Azeite e mel, também produzido na quinta, são as principais iguarias que compõem este menu (€55 por pessoa, com harmonização de vinhos Quinta de Ventozelo incluída).
Durante este período, todos os clientes da Cantina de Ventozelo poderão também degustar o azeite novo no couvert do restaurante, sendo este servido em almotolias, as tradicionais vasilhas em alumínio. Já os hóspedes alojados em Ventozelo Hotel & Quinta poderão ainda fazer provas de azeite ou, até mesmo, participar na apanha da azeitona junto dos trabalhadores agrícolas, ou não fosse esta uma quinta em pleno funcionamento.
O menu ‘O Azeite Novo’ faz parte da iniciativa mensal de celebração de técnicas e produtos regionais e de época promovida pela Cantina de Ventozelo desde o início deste ano, onde já foram destacados pratos inspirados na desmancha do porco, no Rio Douro ou na Horta, que em Ventozelo é de produção biológica. “Enaltecer tanto o que se produz na Quinta, como todo o património da região é o meu grande objetivo com esta iniciativa”, explica o chef José Guedes, que assumiu, este ano, os comandos do restaurante de Ventozelo Hotel & Quinta.
Aberto a hóspedes e ao público em geral, o restaurante Cantina de Ventozelo, que ocupa precisamente o local onde antigamente eram servidas as refeições dos trabalhadores da Quinta, mantém assim, pela mão do chef José Guedes, o seu papel de dar vida à gastronomia local e às receitas tradicionais do Douro.
Ventozelo com menu da apanha da azeitona
Redes Sociais