Situadas em pontos opostos da Europa, na Suécia e em Itália, as duas propriedades apresentam um estilo e espírito muito próprios, mantendo intactos os valores comuns a todos os membros da coleção: a dedicação irrepreensível à hospitalidade genuína assente num profundo envolvimento local
A Relais & Châteaux apresenta agora um novo destino com a abertura do Stadshotell, em Estocolmo, Suécia, bem como o Relais & Châteaux Villa Cortine Palace, em Sirmione, Itália, um portento arquitetónico do século XIX situado numa propriedade verdejante plena de palmeiras e ciprestes, nas margens do Lago Garda.
“Durante 70 anos, o propósito da nossa Associação tem sido a busca incessante pela excelência, a par de assegurar a nossa posição única nos campos da hospitalidade e gastronomia. É uma honra dar as boas-vindas a estes dois novos membros da Relais & Châteaux, que se comprometem a partilhar e a preservar a sua cultura, gastronomia e herança natural”. Laurent Gardinier, Presidente da Relais & Châteaux
Relais & Châteaux Villa Cortine Palace, Sirmione, Itália
Esta villa poderia ter sido o cenário perfeito dos clássicos do cinema italiano de Luchino Visconti ou Paolo Sorrentino, como The Leopard ou The Great Beauty, respetivamente. Numa propriedade de dimensões grandiosas, rodeada de enormes ciprestes e palmeiras, com estátuas antigas que emergem por entre piscinas cobertas de verde e cascatas de rosas em flor, surge o Relais & Châteaux Villa Cortine Palace, o expoente máximo do romantismo italiano. Uma propriedade extraordinária, a apenas alguns minutos da pequena cidade medieval de Sirmione, no extremo desta península encantadora. O Lago de Garda, o maior lago de Itália, abraça toda a propriedade, sugerindo a imagem de um mar resplandecente que pode ser acedido através do cais do hotel. O elegante edifício mantém todo o seu charme do século XIX: colunatas altas, tetos arqueados, frescos nas paredes, pavimentos em mármore ou marchetaria. Nesta envolvência histórica, onde encontramos mobiliário imponente e vidro veneziano, o ambiente é requintado e, ao mesmo tempo, imbuído de um espírito animado e acolhedor tipicamente italiano. O mesmo se pode dizer da abundante gastronomia mediterrânica servida no restaurante Le Gardenie, uma montra de mármore e dourado, no terraço do restaurante Al Molo e do cocktail bar & bistro Maria Callas, ou na varanda do Belvedere, com uma vista panorâmica. Os 52 quartos e suítes, tanto na ala histórica do hotel como nas mais recentes ampliações, apresentam-se elegantes e intemporais, marca registada das mais sofisticadas residências aristocratas. E, claro, todas as janelas, varandas e terraços estão viradas para o azul profundo e reluzente do lago.
Relais & Châteaux Stockholm Stadshotell, Estocolmo, Suécia
Inauguração: 25 de janeiro 2025
Este edifício icónico em Estocolmo é a morada da primeira propriedade em território sueco a fazer parte da Relais & Châteaux. Conhecida como “Oscar I Minne”, foi construída em 1870 com o objetivo de abrigar mulheres carenciadas, um pedido da Rainha Josefina em tributo à memória do falecido marido, o Rei Óscar I. O Relais & Châteaux Stockholm Stadshotell usufrui de uma localização privilegiada no movimentado bairro de Södermalm, com imensas lojas, galerias de arte, restaurantes e esplanadas, que fazem deste o lugar ideal para absorver e viver a cultura local. A equipa encarregue desta novíssima propriedade, cuja intenção foi proporcionar uma experiência distinta e intimista aos hóspedes, incluiu peritos em restauração de edifícios históricos. Graças às décadas de experiência dos fundadores em renovações e art de vivre, o projeto evoca uma elegância única enraizada na herança escandinava, visível na decoração dos interiores dos 23 quartos e 9 suítes, com mobiliário inspirado em artesanato local e design sueco, em harmonia com cores suaves e peças de arte pitorescas. As paredes do hotel serão palco de exposições regulares de arte e fotografia com curadoria de um diretor artístico, cuja única responsabilidade será tomar conta do ambiente criativo do espaço. A gastronomia sustenta-se nos recursos locais e no receituário tradicional e distribui-se entre fine dining na antiga capela, onde se encontra agora o restaurante principal, e um ambiente mais informal no bistro & bar, com mesas dispostas confortavelmente no jardim do hotel. O spa incluirá todos os elementos essenciais de uma verdadeira experiência de bem-estar na Suécia: sauna, cold plunge, duches sensoriais e muito mais, proporcionando momentos verdadeiramente relaxantes depois de um dia a explorar a cidade.
Redes Sociais