As novas provas harmonizadas do Vinum Restaurante & Wine Bar têm como objetivo mostrar algumas das melhores combinações entre gastronomia e vinhos portugueses. São três as sessões temáticas, disponíveis diariamente

O Vinum Restaurante & Wine Bar, inserido nas emblemáticas Caves Graham’s, arrancou o ano com uma novidade: diariamente, das 11h00 às 12h30 e das 16h30 às 18h00, é possível aprender como fazer o casamento perfeito entre os pratos da cozinha tradicional portuguesa e o vinho. Um roteiro pelo melhor de Portugal, acompanhado em permanência por uma explicação técnica de um especialista da casa.

A primeira prova temática desvenda-se já pela sua designação: “Portugal de lés a lés”. A viagem começa com influências do sul do país, onde as Ostras frescas do Algarve são acompanhadas por um copo de Graham’s Extra Dry White Port, seguindo-se uma paragem pelas Ilhas, com o Tártaro de Atum dos Açores com tomate confitado a ser harmonizado com um Alvarinho de Monção. No peixe, o convite sugere uma visita à lota de Matosinhos, através da Torta fina de Sardinhas, servida com Quinta da Falorca Reserva Branco 2017, da região do Dão, e um prato de Cavala, combinado com Carolina Branco 2017, do Douro.

Preservando a origem dos produtos e a sua qualidade, a segunda prova temática é uma ode ao par perfeito: “Queijos e Vinhos”. Desta vez, a experiência começa com um Queijo de Ovelha, da Serra da Estrela, com três meses de cura, acompanhado por um Altano Reserva de 2016, do Douro. Segue-se o Queijo da Serra da Estrela DOP Amanteigado, uma proposta cremosa e suave que se faz acompanhar pelo icónico Pombal do Vesuvio de 2016. A fechar, Queijo de Ovelha curado em colorau, proveniente de Celorico da Beira com cura de cerca de 12 meses que lhe confere um sabor intenso e ligeiro travo a picante, servido com um copo de Quinta do Vesuvio 2016.

A última prova leva os “Doces a bom porto”. Entre as irresistíveis propostas estão a Tarte fina de Maçã com Graham’s Tawny 20 anos, o tradicional Pudim Abade de Priscos apresentado com Graham’s Tawny 10 anos, um fresco Dacquoise de Pistache e Framboesa com Graham’s Quinta dos Malvedos 2005 e, para finalizar, o trio Chocolate Laranja e Canela com Graham’s Tawny 30 anos.

Todas as provas harmonizadas contam com um especialista da equipa do VINUM Restaurante & Wine que acompanhará em permanência o grupo (com o mínimo de duas pessoas), explicando e demonstrando o pairing enogastronómico ao longo de toda a degustação. A reserva é obrigatória.

Informações e reservas através do: 220 930 417 ou [email protected]